Brasil na defesa mundial da comunicação impressa

O lançamento oficial da campanha Two Sides, em 7 de abril, na sede da Fiesp, em São Paulo, alinhou o Brasil à vanguarda da defesa mundial da comunicação impressa. Criada na Inglaterra em 2012 e já presente nos principais países europeus (Alemanha, França, Itália, Áustria etc.), nos Estados Unidos, na Austrália e na África do Sul, a Two Sides chega ao País por articulação do SINDIGRAF-SP, com apoio da ABIGRAF e de outras 42 entidades da cadeia da comunicação impressa.

O evento contou com a presença do diretor da Two Sides no Reino Unido, Martyn Eustace, que se disse entusiasmado com a adesão brasileira: “A produção de celulose no Brasil alcançou cerca de 15 milhões de toneladas em 2013, e a de papel, 10,4 milhões de toneladas. O País está se tornando um líder em silvicultura e a todo momento cria novos e ambiciosos projetos para o setor de comunicação impressa”, afirmou ele.

À mesa coordenadora da apresentação da campanha, estiveram Fabio Arruda Mortara, presidente da ABIGRAF e do SINDIGRAF-SP, Christiano Nygaard, do Conselho de Administração da Associação Nacional de Jornais (ANJ), e Fernando Costa, primeiro vice-presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER).

Baseada em anúncios para diferentes mídias, inclusive eletrônicas, publicações próprias e outras abordagens destinadas a sensibilizar o público formador de opinião, a Two Sides vem para difundir a sustentabilidade do impresso, desfazer mitos e combater campanhas e iniciativas baseadas em informações incorretas ou difamatórias sobre o papel e a impressão.

Após a assinatura do Protocolo de Intenções, houve uma coletiva de imprensa, que contou com a presença maciça dos principais jornais do País e dos veículos da área. No momento, encontra-se em circulação a primeira versão do book Comunicação Impressa e Papel -- Mitos e Fatos e as peças da campanha estão sendo adaptadas para o público brasileiro, devendo ter sua veiculação iniciada no começo de junho.

Envie e-mail para twosides@twosides.org.br e receba um exemplar de Comunicação Impressa e Papel -- Mitos e Fatos