Cases interessantes que valorizaram a impressão

Seguindo o tema do evento, “A comunicação impressa é surpreendente desde sempre”, no 2º Summit de Comunicação foi possível destacar dois cases que mostraram a importância da comunicação impressa, mesmo em época de mídias digitais.

O primeiro destaque foi a palestra do Renato Camargo, Head de Fidelidade, CRM e Inteligência de Mercado do GPA, que falou sobre “Efetividade e impacto na customização de clientes”. A empresa trabalha com três tipos de estratégias em comunicação impressa: as ofertas personalizadas (cupons de ofertas), que visam aumentar a frequência de compras e blindar clientes fieis; malas diretas exclusivas, que têm a proposta de educar a respeito dos atributos de um produto/marca; e malas diretas temáticas, que trabalham a sinergia das marcas para gerar vendas cruzadas.

“Por que utilizar material impresso? Porque é o que mais traz resultados, maior entrega e efetividade. Hoje, a lógica se inverteu, ninguém mais abre e-mails. Faz diferença para o cliente receber um material impresso, personalizado, com as ofertas de acordo com o seu perfil. Estamos investindo na cultura do cupom de descontos, que é muito forte em outros países, principalmente nos Estados Unidos”, declarou Camargo.

Revista ABIGRAF e a capa de Portinari

A edição 284 de julho/agosto 2016 da Revista ABIGRAF teve uma novidade: sobrecapa especial.

Idealizada especialmente para o 2º Summit de Comunicação, a revista apresentou uma lâmina em cartão Supremo 350, no mesmo formato da publicação, desenvolvida pelos estúdios da Leograf 3D. A imagem bidimensional da capa original da revista – a obra “Lavrador de café”, óleo sobre tela de Portinari, de 1934 –, foi transformada em 3D com efeito de profundidade.

“Foi uma grande oportunidade de divulgar que, no Brasil, existem gráficas que possuem pré-impressão, possibilitando trabalhar as imagens com efeito 3D. Antigamente, este tipo de serviço era importado”, explica Otávio Torres, produtor gráfico da Revista ABIGRAF.

Sobre a pintura de Portinari, Torres explica que “o pintor representa perfeitamente o Brasil. Pudemos trazer seu filho, João Candido Portinari, para palestrar no Summit de Comunicação, tornando esta uma forma interessante de divulgar este trabalho”.