Conectividade e prestígio

Tanto local quanto internacionalmente, a ABIGRAF Nacional buscou articulações que permitissem potencializar a sinergia com outras instituições na defesa de interesses comuns à indústria gráfica.

Desde abril, participamos do Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem), capitaneado pelo SINDIGRAF-SP. O Comitê, que funciona no âmbito da Fiesp, fechou o ano com a adesão de 39 entidades empresariais.

Conjuntamente com Andipa, Bracelpa e Afeigraf, apoiamos a campanha de conscientização da imunidade do papel destinado à impressão de livros, jornais e periódicos, de grande e positiva repercussão na mídia.

Para valorizar a comunicação impressa e desfazer mitos que põem em dúvida a sustentabilidade da nossa atividade, mantivemos no radar a Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa, que conta atualmente com a adesão de cerca de 30 entidades. Desde julho, capitaneamos também as articulações para trazer ao País a campanha Two Sides, iniciativa de sucesso internacional que colocará o Brasil em linha com o discurso mundial da sustentabilidade da cadeia da comunicação impressa e que, na primeira reunião, já aglutinou 18 entidades.

Internacionalmente, a ABIGRAF participou como convidada de honra do World Print and Communication Forum (WPCM), em junho, na Holanda, evento dedicado a debater o desenvolvimento da indústria e das artes gráficas ao redor do mundo. Merecem destaque ainda as visitas de importantes líderes, como a da presidente da Confederação Europeia da Indústria de Papel (Cepi), Teresa Presas, ocorrida em abril, e a de Gustavo Morales, presidente da Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica (Conlatingraf), em junho.

VITÓRIAS A consolidação do Copagrem é uma realidade, a campanha Two Sides deve ser implantada ainda no primeiro semestre de 2014, o Brasil é indicação natural para sediar a Conlatingraf em 2015 e prêmios setoriais reafirmam o reconhecimento de nossas lideranças – para citar dois exemplos, em abril, Fabio Arruda Mortara foi eleito personalidade do ano no 22º Prêmio Embanews e, em agosto, foi distinguido com convite para entregar os prêmios da categoria B2B no 9º Prêmio Anatec.