Emoção e alegria na entrega do Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler

Cerimônia ágil foi marcada pelas homenagens de quem conviveu com o patrono do prêmio

Foi uma noite especial. Depois do coquetel oferecido pela Heldelberg, na abertura da cerimônia de premiação, logo de cara, os poucos convidados que não conheceram o patrono do Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler ficaram com a sensação de ter perdido, de certa forma, a chance de conviver com a melhor figura da Indústria Gráfica paulista e brasileira.

Em seu discurso de abertura, o presidente da ABIGRAF SP, Sidney Anversa Victor, ressaltou que “a melhor coisa que fizemos, onde fomos mais felizes (na criação do prêmio), foi a escolha do nome. Luiz Metzler foi alguém extremamente capaz”. A filha mais velha de Metzler, Felicitas, emocionada e com lágrimas nos olhos, completou “Muito mais do que vender máquinas, ele criou pontes. Pontes entre jovens e velhos, entre iniciantes e experientes, entre empreendedores e idéias, entre escola e indústria, entre o interior e as capitais, entre o Brasil e a Alemanha... ele amava conhecer pessoas, ensinar e aprender delas, unir pessoas em torno de um ideal comum”. Roland Krapp, diretor da Heidelberg na Alemanha e discípulo de Luiz Metzler, o definiu como uma pessoa iluminada. “A grande alegria dele era ver os jovens, os clientes, as empresas e a indústria gráfica crescendo”. 

Ludwig Allgoewer, presidente da Heidelberg do Brasil, não conheceu Metzler, mas disse não ter dúvidas da importância dele para a empresa e para a indústria gráfica. “Ele foi o grande diplomata das artes gráficas e todos na Heidelberg têm orgulho da história dele”. Felicitas também falou sobre o legado do pai, traduzido nos anos de convívio e nas lições que aprendeu com Luiz Metzler. “Ame e honre as suas origens, mas estude e trabalhe para ser melhor do que a geração anterior. Encare a vida como uma eterna oportunidade de conhecer novas pessoas e aprender com elas. Seja generoso e divida seu conhecimento com todos à sua volta. Trabalhe duro e faça seu melhor, mas jamais passando por cima dos outros. Faça tudo com paixão e bom humor, senão a vida não vale a pena”.

Ainda em seu discurso de abertura, o presidente da ABIGRAF-SP lembrou a importância da criação do prêmio e que, em tempos de mídias digitais, a indústria gráfica tem que se reinventerar. “Vamos todos, com a maior humildade, usar a nossa associação como base para discutir. Vamos levar em conta que temos que nos unir. Está na hora do associativismo ter um espaço especial para tocarmos o barco e acreditarmos mais na nossa associação”.
Desenvolvido por designers e professores do Istituto Europeo di Design - IED, o troféu distribuído aos vencedores chamou a atenção. O diretor do IED, Ric Peruchi, explicou que a idéia foi lembrar a origem e a evolução das artes gráficas, com referências claras as mais modernas técnicas de impressão e à base de tudo, que são as cores. “A indústria gráfica está em constante evolução e nunca vai acabar. É perene por um motivo bem simples. As pessoas só imprimem aquilo que é relevante”.

“Fiquei muito satisfeito com a nossa festa. A indústria gráfica paulista tem 53% das gráficas do país e só agora tem um prêmio exclusivo. Agradeço o apoio de toda a diretoria, aos patrocinadores do prêmio, entidades apoiadoras, corpo de jurados, à ABTG que organizou a parte técnicas, e toda a equipe da ABIGRAF-SP que realizou um trabalho impecável, uma cerimônia rápida, ágil e emocionante. Estou muito feliz”, afirmou Sidney.
Confira abaixo quem foram os ganhadores do Prêmio Luiz Metzler de Excelência gráfica em todas os segmentos e categorias:

VENCEDORES – 1ª EDIÇÃO

SEGMENTO - PROMOCIONAL


o CATEGORIA MELHOR IMPRESSÃO: CAIXA PROMOCIONAL FÓSFORO - GRÁFICA HAWAII
o CATEGORIA MELHOR ACABAMENTO: LAMINA SANFONADA ALZEIMER - LEOGRAF
o CATEGORIA DESIGN & INOVAÇÃO: KIT ALLERGAN JUVEDERM VOLITE - ATIVAONLINE

SEGMENTO - EDITORIAL


o CATEGORIA MELHOR IMPRESSÃO: LIVRO CRISTO REDENTOR DIVINA GEOMETRIA - STILGRAF
o CATEGORIA MELHOR ACABAMENTO:LIVRO POEMAS - STILGRAF
o CATEGORIA DESIGN & INOVAÇÃO:LIVRO YOUTUBE INSIGHTS – STILGRAF

SEGMENTO - CADERNOS ESCOLARES


o CATEGORIA MELHOR IMPRESSÃO: CADERNO UNIVERSITÁRIO JOLIE 10M - TILIBRA
o CATEGORIA MELHOR ACABAMENTO: CADERNO ANIMAIS FANTÁSTICOS - JANDAIA
o CATEGORIA DESIGN & INOVAÇÃO: CADERNO ARGOLADO BLINK - TILIBRA

SEGMENTO - EMBALAGENS CARTONADAS


o CATEGORIA MELHOR IMPRESSÃO: SACOLA CONGRESSO ABC - ANTILHAS EMBALAGENS
o CATEGORIA MELHOR ACABAMENTO: CAIXA SAINT GERMAIN LICOR - CONGRAF EMBALAGENS
o CATEGORIA DESIGN & INOVAÇÃO: CAIXA A+B VELHO BARREIRO DIAMOND - EMBALAGENS SANTA INÊS

SEGMENTO - EMBALAGENS ONDULADAS


o CATEGORIA MELHOR IMPRESSÃO: CAIXA CONQUISTA FUNDAMENTAL 2º ANO - CARTONAGEM JAUENSE
o CATEGORIA MELHOR ACABAMENTO: CAIXA STERILESED - ESCALA 7
o CATEGORIA DESIGN & INOVAÇÃO: INOVINI FINE WINES - CONGRAF EMBALAGENS

SEGMENTO - EMBALAGENS FLEXÍVEIS


o CATEGORIA MELHOR IMPRESSÃO: SUPLEMENTO PROTEICO ESSENTIAL RED BERRY WHEY - GRUPO TILIFORM

SEGMENTO - RÓTULOS E ETIQUETAS


o CATEGORIA MELHOR IMPRESSÃO: COPOS 550ML DIVINO FOGÃO TOURO FERDINANDO - RAMI
o CATEGORIA DESIGN & INOVAÇÃO: HOPPER SUPLEMENTOS - INDEMETAL GRÁFICOS

SEGMENTO - COMUNICAÇÃO VISUAL


o CATEGORIA MELHOR IMPRESSÃO: CARTAZETE SKOL - BASPOR
o CATEGORIA DESIGN & INOVAÇÃO: CARTAZETE BRAHMA - BRASPOR

SEGMENTO - IMPRESSOS EM ROTATIVA OFFSET


o CATEGORIA MELHOR IMPRESSÃO: AVON REVISTA ESPECIAL PARA REVENDEDORA C 18/19 2017 - PLURAL INDÚSTRIA GRÁFICA
o CATEGORIA DESIGN & INOVAÇÃO: CATÁLOGO DIA DOS PAIS - BRASPOR

SEGMENTO - DISPLAYS


o CATEGORIA MELHOR IMPRESSÃO: CUBO COMFORT - BRASPOR
o CATEGORIA MELHOR ACABAMENTO: PORTAL COLGATE - ESCALA 7
o CATEGORIA DESIGN & INOVAÇÃO: DISPLAY THOR RAGNAROK - ESCALA 7

Artigos Semelhantes