Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte promove palestra da Two Sides Brasil

Fabio Arruda Mortara, Country Manager da Two Sides no Brasil, explana sobre as tendências da Indústria Gráfica e as iniciativas sustentáveis para o setor durante eventos na Federação das Indústrias do RN

Com o objetivo de apresentar as iniciativas da Two Sides aos empresários gráficos potiguares e visando incentivar uma indústria de papel mais sustentável, o Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio Grande do Norte (Singraf-RN) teve a iniciativa de convidar Fabio Arruda Mortara, Country Manager da Two Sides no Brasil, a participar de dois eventos na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern).
No dia 7 de abril - às 17h, no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria - Fabio Mortara palestrou na 1ª Jornada Potiguar de Leitura e Educação sobre o seguinte tema: “Por que imprimir em papel é sustentável e confiável?”. O evento, que contou com o apoio do Singraf-RN, foi promovido pelo projeto Casa das Palavras, reunindo professores da rede pública e privada e autores infantojuvenis potiguares e suas editoras. “Me sinto bastante feliz pelo convite a participar da 1ª Jornada Potiguar de Leitura e Educação e por ter a oportunidade de mostrar a sustentabilidade na comunicação impressa, combatendo a ideia de que o papel não é uma alternativa sustentável de comunicação”, comenta Mortara.

No mesmo dia, às 19h, o Country Manager da Two Sides no Brasil realizou um bate papo exclusivo com os empresários gráficos potiguares, apresentando a Two Sides e oportunizando a troca de informações sobre a atual situação da indústria gráfica brasileira. Fabio Mortara é considerado uma grande referência na indústria gráfica nacional como ex membro dos Conselhos Editoriais das revistas ABIGRAF e Tecnologia Gráfica e Publish, também ocupou o cargo de presidente executivo da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e foi presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica e da Confederação Latino Americana da Indústria Gráfica (CONLATINGRAF).
“O bate papo com os empresários gráficos potiguares foi de grande importância para discutirmos sobre o setor e explanarmos sobre as tendências da indústria gráfica nacional”, finaliza Fabio Arruda. 

Two Sides

Há dois mil anos, o papel e a comunicação impressa são de extrema importância para a humanidade e, mesmo em um mundo multimídia, continuam a ser muito eficazes e atrativos. Visando a sustentabilidade na indústria da comunicação impressa e do papel, a Two Sides foi criada na Inglaterra em 2008 após consultorias com parceiros importantes. A organização - responsável por avaliar por meio de pesquisas de mercado a opinião popular sobre a imagem da sustentabilidade da indústria do papel - cresceu bastante ao longo dos anos e posicionou-se como uma fonte acessível de informações confiáveis, ganhando membros em diversos países. Atualmente, ela está presente em cinco continentes. 

A Two Sides tem como objetivo minimizar e reduzir o impacto ambiental de suas atividades de forma que contribuam para o desenvolvimento sustentável. A organização apoia e encoraja o manejo de florestas certificadas, bem como a aquisição de matérias-primas de fontes gerenciadas de forma sustentável, a redução de impactos negativos dos resíduos ambientais eliminados e a minimização dos resíduos e o uso de água e energia.