II Seminário Sul Brasileiro reúne 400 profissionais gráficos

Seminario Destaque

No dia 22 de outubro aconteceu, na Sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis (SC), o II Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica, que tratou o tema Inovação, gestão e tecnologia para associados das Regionais da ABIGRAF de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Essa foi a primeira vez que o evento foi promovido entre as Regionais dos três estados, o que buscou aproximar os empresários gráficos da Região Sul do Brasil, promovendo ainda mais a interação e a troca de informações entre eles.

O Seminário teve o apoio da FIESC, da ABIGRAF Nacional, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC), da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e dos Sindicatos das Indústrias Gráficas de Santa Catarina. Além do patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento de Santa Catarina S.A. - BADESC, Quimagraf – Indústria e Comércio de Material Gráfico, SunChemical – Tintas, Bremen Sistemas, Dicapel Papéis, Helioprint, Canon, Konica Minolta, Heidelberg, Suzano Papel e Celulose, Papirus, Bonet Madeiras e Papéis, Dugraf, Ricoh e Serigrafia Sign Future Textil 2017.

Cerca de 400 empresários, diretores, supervisores, atuantes do departamento comercial, produção, administrativo do setor gráfico da Região Sul do Brasil participaram do seminário, que apresentou seis palestras lideradas por grandes profissionais da área.

Palestrantes

Gisela Schulzinger mostrou como “Novos tempos exigem novas atitudes”; Bruno Cialone destacou as “Mudanças frente às novas aplicações das tecnologias?”; Flávio Botana apresentou “As diferenças na avaliação de custos e formação de preços entre Offset e Impressão Digital”. Enquanto Reinaldo Espinosa, com o tema “Bem-vindo à Impressão das Coisas”, refletiu sobre as tendências da Drupa 2016. Marcos Biaggio falou sobre um assunto de interesse geral: “Vendas na Indústria Gráfica em tempos de crise”. Por fim, Anacleto Ortigara, destacou as “Competências para o sucesso: Como lidar com os desafios pessoais e profissionais”.

O presidente da ABIGRAF Nacional e do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (SINDIGRAF-SP), Levi Ceregato, fez uso da palavra e ressaltou a importância da região Sul para o cenário nacional. “Vale lembrar que 30% da população brasileira está aqui e pouco mais de 17% do PIB. Os presidentes das regionais dos três estados tiveram papel preponderante, envolveram-se, organizaram-se e conseguiram trazer neste sábado 400 participantes para o evento.”