Lideranças de todo o Brasil discutem agenda 2014 da indústria gráfica

Dirigentes das Regionais da ABIGRAF participaram, em 17 de fevereiro, de Reunião Executiva, na qual se discutiram a agenda de 2014 e as prioridades do setor gráfico. O encontro foi coordenado pelo presidente da ABIGRAF Nacional, Fabio Arruda Mortara, tendo como anfitrião Levi Ceregato, da ABIGRAF-SP. O primeiro item da programação foi a análise da economista da ABIGRAF Nacional, Zeina Latif, que projetou queda de 1,5% do setor em 2014.

Também foi discutida a necessidade de conscientizar micro e pequenas empresas sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a capacitação de seus profissionais para o uso das máquinas, já que o número de acidentes de trabalho, principalmente no Nordeste, aumentou nos últimos cinco anos. Os representantes das regionais receberam, durante a reunião, um Manual de Segurança do Trabalho, elaborado em parceria com o Sesi. O assunto também será discutido durante o II Encontro Nacional de Sindicatos da Indústria Gráfica, que acontecerá no dia 21 de julho de 2014, em São Paulo.

O presidente da ABIGRAF Regional Rio Grande do Sul, Angêlo Garbaski, comentou a importância da valorização da “Gráfica Legal”, uma campanha que visa acabar com a concorrência com empresas que não têm CNPJ adequado ou que, mesmo legalizadas juridicamente, não têm equipamentos, participando de concorrências para, depois, repassar os serviços. Isso avilta o mercado. Por essa razão, serão enviadas cartas às principais entidades de classe de todos os ramos, em todo o País, solicitando que a compra de seus materiais e serviços de impressão sejam feitas em gráficas com certificação validada por entidade do setor.

A reunião também abordou o andamento do Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem), que ganhou portal fixo no site da Fiesp (www.fiesp.com.br/papel-grafica-e-embalagens); o andamento da campanha Two Sides, presente em quatro continentes, que chega ao Brasil em abril; a escolha da sede para o Congraf 2015, que ainda não foi definida; o Relatório de Atividades da entidade; e o cronograma de Eleições da ABIGRAF Nacional, cuja nova diretoria será empossada em maio. A próxima Reunião Executiva acontecerá no dia 17 de março, com a reunião dos conselhos Diretivo e Fiscal.