Mercado chinês, inovação e planejamento na agenda do Copagrem

Com 35 participantes de 19 entidades, a segunda reunião anual do Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem) aconteceu em 8 de setembro e foi conduzida pelo coordenador, Fabio Arruda Mortara, presidente do SINDIGRAF-SP.

Abrindo o encontro, o diretor de Prática Chinesa da KPMG no Brasil, Daniel Lau, realizou a palestra “Onde está e para onde caminha a China”, na qual destacou a necessidade de se preparar para as oportunidades de negócios que podem surgir com a entrada da China na economia de mercado.

Na palestra seguinte, a presidente da Associação Brasileira de Embalagem (Abre), Gisela Schulzinger, abordou o desafio da inovação e afirmou que a criatividade é hoje o principal ativo das empresas.

A última palestra do dia coube ao diretor do Instituto para o Desenvolvimento das Organizações (IDO Brasil), Andreas Dohle, que abordou “Planejamento e Gestão Estratégica para Entidades de Classe”, comentando os pilares que transformam planejamentos em ações exequíveis.

Seguiram-se relatos das iniciativas em andamento nos quatro grupos de trabalho – Valorização da Comunicação Impressa; Competitividade; Tributação e Papel; Sustentabilidade. O próximo encontro do Comitê está previsto para 17 de novembro.