Presidentes do Sigep e ABIGRAF-PR tomam posse

Jair Leite, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional Paraná (ABIGRAF-PR), e Abílio Santana, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (SIGEP), tomaram posse no último dia 04 de novembro na reeleição da presidência para o mandato 2016/2019.

Um dos temas abordados nos discursos foi a crise econômica no país e a queda na produção na indústria gráfica. Para Jair Leite “o empresário até sabe onde está o problema na gestão, mas às vezes fica na inércia porque não tem recursos para investir nas melhorias. Só que tem que corrigir o quanto antes. Os números do mercado são horríveis, a linha que separa os empresários adimplentes dos inadimplentes é muito tênue e cada vez mais empresas passam a ter problemas".

O pensamento comum é que a crise fez uma seleção natural no mercado, tirando do jogo quem não estava preparado para a queda na produção. "O mercado mudou. Hoje não basta mais ter a máquina mais moderna. Se não tiver gestão profissional, inovação e criatividade, a gráfica terá enormes dificuldades de se manter viva. Está mais do que na hora do empresário tomar consciência disso", apontou o presidente do Sigep, Abilio Santana.

Entre os convidados na cerimônia estavam a deputada federal Chrystiane Yared, o presidente do Conselho Diretivo da ABIGRAF Nacional, Julião Flaves Gaúna; o presidente do Sindicato da Indústria Gráfica no Rio Grande do Sul, Ângelo Garbarski; o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul, Adair Angelo Niquetti, e o presidente da ABIGRAF-SC, Cidney Luiz Barozzi