Projeto Bibliotecas - Leitura para Todos

O Projeto Bibliotecas, uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional do Estado de São Paulo (ABIGRAF-SP) e do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (SINDIGRAF-SP), existe desde 2005 e é responsável por criar e revitalizar bibliotecas nas cidades paulistas – atualmente, são 22 beneficiadas.

O projeto é realizado em parceria com as Prefeituras Municipais, que cedem espaços reformados para equipar com computadores e variedade de livros, selecionados pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

A escolha é feita por meio das seccionais das entidades envolvidas – Bauru e Ribeirão Preto - com a proposta de promover o acesso à informação, alfabetização e educação para fortalecer o hábito de leitura. O projeto Bibliotecas já realizou a entrega de 22,3 mil livros, atingindo cerca de 840 mil pessoas potencialmente beneficiadas.

“O Projeto Bibliotecas é a prova maior de que a indústria gráfica paulista acredita e age no desenvolvimento do nosso país, fundamentando este desenvolvimento pela educação”, diz Fabio Sarje, 1º vice-presidente da ABIGRAF/SINDIGRAF Seccional de Ribeirão Preto.

Em 2016, duas unidades do Projeto Bibliotecas foram inauguradas: em Santa Rita do Passa Quatro, na região da Seccional de Ribeirão Preto; e em Macatuba, região da Seccional de Bauru. As unidades receberam do Projeto, cada uma, o total de 1000 títulos e um computador com softwares para a gestão do acervo. Uma parceria com a Editora Alto Astral garantiu também um lote de revistas em quadrinhos para cada cidade.