Reunião do Grupo Empresarial de Embalagens comenta situação econômica do país e reflexos no setor de embalagens

Em 29 de setembro, os empresários do segmento de embalagens reuniram-se para encontro periódico na sede da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional do Estado de São Paulo (ABIGRAF-SP), coordenado por Sydney Anversa Victor, presidente da ABIGRAF-SP e Diretor Setorial do Grupo Empresarial de Embalagens (GE-EMBA).

O foco principal do diretor do Grupo, ao dar início à reunião, foi comentar os obstáculos impostos pelo cenário político-econômico do País, desafios e oportunidades para quem atua neste segmento gráfico.

Esta também foi a orientação do painel conduzido por Renato Corona, gerente do Departamento de Competitividade (Decontec) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), que falou sobre “A crise econômica brasileira: causas, efeitos e o caminho para a retomada do crescimento - análises sobre a taxa de juros no Brasil”. Ele destacou a importância da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que institui o teto para gastos públicos e reforma da Previdência e as perspectivas macroeconômicas para 2020.

Kesler Santos, gerente de serviços da Heidelberg, apresentou o programa Performance Plus, voltado para aumentar a eficiência e reduzir custos da indústria de materiais de impressão. Por sua vez, Hércules Ricco, da Informa Exhibitions, apresentou as oportunidades na Fispal Tecnologia, feira que tem forte presença da indústria de alimentos sendo, por essa razão, importante para o segmento de embalagens.

Por fim, o Departamento Econômico da ABIGRAF (Decon), trouxe números sobre a balança comercial de embalagens, enquanto que breve atualização sobre os assuntos jurídicos da entidade foram apresentados pelo departamento Jurídico.