Abigraf realiza ciclos pré-feira Drupa para Regionais

Os Ciclos de Palestras Pré-Drupa, apoiados pelas Regionais da ABIGRAF Nacional, ofereceram durante as últimas três semanas um primeiro contato dos empresários e profissionais de sete Estados com a Drupa, tradicional feira internacional alemã da indústria gráfica. O evento contou com patrocínio da HP e Dupont e coordenação técnica da ABTG.

“No ano em que acontece a mais tradicional feira de artes gráficas do mundo, queremos mostrar a importância de romper com as resistências culturais do setor na busca por alternativas ou ferramentas que proporcionem à recondução de nossas empresas a maiores margens e melhor lucratividade. Afinal, mais do que empreender, é uma questão de sobrevivência”, analisa Reinaldo Espinosa, diretor de relações Institucionais da ABIGRAF Nacional.

Para Paulo Faria, Segment Manager da HP Indigo, a recepção no evento foi a melhor possível. “A participação ativa com perguntas foi importante e todos demonstram interesse enorme pelo tema da impressão digital e seu potencial”, afirma.

Na opinião do coach Marcos Biaggio, da ABTG, os empresários e demais gestores gráficos receberam de forma muito interativa o conteúdo apresentado. “Houve questionamentos e interesse em aprofundar alguns assuntos, nem sempre atendido em função do tempo escasso. Afinal, o que pude debater foi um misto de situações que os participantes sabiam, porém mantinham-se resistentes por optarem em seguir a tendência, com a inovação”, conta ele.

Já para Sueli Araújo, Market Development Manager HP Indigo & Inkjet Web Press Brazil, é muito importante apoiar o road show Pré-Drupa principalmente pelo momento que o Brasil está atravessando. “Precisamos estar sempre um passo a frente, pensar de forma estratégica sobre o futuro e focar nas oportunidades e novas aplicacões, onde a impressão digital será crucial para inovar e buscar novos mercados. A HP será o maior expositor na Drupa 2016, e queremos convidar a todos para que possam conferir pessoalmente por meio de demonstrações em nosso estande as novidades que apresentamos durante os eventos Pré- Drupa”, analisa.

A programação incluiu os seguintes temas: " A ruptura entre a tendência e a realidade", coordenada pela ABTG, que mostrou como adotar estrutura de equipamentos e expertise técnica como diferencial competitivo não garante mais a sobrevivência da gráfica. O diferencial capaz de trazer grandes resultados está na capacidade de entendimento do mercado e relacionamento com o cliente. O painel revelou como entender as atitudes ou táticas que estão por trás do jogo de números que produz mais clientes, mais vendas e maiores lucros. A HP coordenou a palestra "Impressão digital: reinventando hoje o amanhã", que abordou as mudanças na indústria gráfica e na comunicação, com o fortalecimento das novas tecnologias. O painel mostrou quais os melhores caminhos para sua empresa liderar em face dessas mudanças. "Novos negócios com impressão além do papel" foi o tema apresentado pela DuPont, revelando que as impressoras digitais têm proporcionado vantagens competitivas para muitas gráficas e os substratos de impressão se destacam como uma “ferramenta” valiosa para diferenciar e inovar na produção de impressos.

O evento percorreu as seguintes cidades: Brasília, DF (28/04), Belo Horizonte, MG (02/05), Rio de Janeiro, RJ (03/05), Caxias do Sul, RS (09/05), Recife, PE (11/05), Campo Grande, MS (12/05), Curitiba, PR (17/05) e Londrina, PR (18/05).