Bienal do Rio anuncia programação

Homenageando a Argentina, a 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro acontecerá de 3 a 13 de setembro, no Riocentro. Ao todo, são esperados mais de 200 autores, 27 deles internacionais. Além dos escritores argentinos, outro homenageado desta edição é Maurício de Souza, que comemora seus 80 anos em 2015. O “pai” da Turma da Mônica receberá o Prêmio José Olympio, oferecido pelo SNEL a cada edição da Bienal a personalidades e entidades empenhadas na promoção da leitura.

Para os profissionais, a edição de 2015 traz uma novidade: o Agents & Business Center. O novo espaço, criado em parceria com a Feira do Livro de Frankfurt, estará aberto a agentes literários e outros profissionais do livro interessados em trabalhar no período. A iniciativa aproxima ainda mais o grande evento literário do Brasil e o maior centro de negócios do mercado editorial no mundo. Já foram vendidas mesas para editores do Reino Unido, Índia, França e Itália.

A programação da edição de 2015 traz dois novos espaços: o Bamboleio, dedicado a crianças, e o Cubovoxes, voltado para adolescentes e jovens adultos. A curadoria dos dois espaços é do escritor e historiador João Alegria, diretor do canal Futura.

Outra novidade desta edição é a StarAll, realizado em parceria com a Flupp (Festa Literária das Periferias). Entre os dias 4 e 6 de setembro, poetas e grupos de saraus originários de diferentes regiões do país vão trocar experiências e manter viva a tradição poética oral. A proposta é valorizar a espontaneidade e a interação com a plateia, que terá o microfone à disposição. Ecio Sales e Julio Ludemir, idealizadores da Flupp, são os curadores.

A Fagga | GL events Exhibitions – organizadora do evento em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) – garante que esta será a maior Bienal do Rio de todos os tempos. O investimento na programação cresceu 12% em relação à última edição e triplicou desde 2009. O espaço da Bienal também cresceu. Ao incorporar os jardins da Praça Central do Riocentro ao evento, a área passou de 55 mil m² para 80 mil m².