Congraf Embalagens, de São Paulo, colhe os frutos da implantação do programa Performance Plus, da Heidelberg

Sidney Anversa Victor   Congraf

Programa de consultoria maximiza o rendimento do fluxo de trabalho ao mesmo tempo em que aprimora o desempenho profissional dos operadores e possibilita o uso de todo o potencial do equipamento

A Congraf Embalagens é referência nacional quando se pensa numa empresa de ponta, com equipamentos e serviços de alta tecnologia para satisfazer clientes cada vez mais comprometidos em oferecer ao consumidor final produtos de qualidade que se destaquem em um mercado cada vez mais exigente. Atualmente, a empresa ocupa um terreno de 15.000 m2, tem cerca de 150 colaboradores e trabalha em três turnos.

Desde 1972 a Congraf Embalagens desenvolve, produz e fornece soluções e embalagens em papelcartão com design inovador. Em busca de uma excelência técnica cada vez maior aliada à alta produtividade, a Congraf implantou em seu parque gráfico o programa Performance Plus, da Heidelberg. Segundo Sidney Anversa Victor, Presidente da Congraf, “num meio altamente competitivo como o mercado gráfico a formação dos operadores é um diferencial para o sucesso das empresas, onde a qualidade, o preço e o prazo de entrega são fundamentais. É importante contar com equipamentos modernos e eficientes, mas também é importante que as pessoas que lidam diariamente com esses equipamentos estejam aptas a conseguir o melhor que essas máquinas podem dar. Isso representa um ganho de qualidade e produtividade que pode ser a diferença na hora de atender um cliente de embalagem, que normalmente é superexigente em relação à qualidade de seu produto”, afirma Sidney.

Kesler Santos, gerente da Heidelberg, explica que o Performance Plus é um programa de consultoria e treinamento. ” O programa empregado na Congraf começou com uma avaliação da equipe. Provas com conteúdo técnico foram aplicadas e, após esse trabalho, os operadores receberam um treinamento teórico, apostilado; também consta no programa uma inspeção completa no equipamento pelos especialistas da Heidelberg e são aplicados treinamentos específicos para que a equipe use os recursos da máquina em sua totalidade“, afirma.

Nicolau Avino, gerente administrativo da Congraf, destaca que, além dos benefícios como redução de tempo do operador, máquina e papel com ganho de qualidade, o Performance Plus trouxe maior confiança aos operadores. “Sentimos, desde o início do curso, que para o operador foi um ganho de confiança, ao mesmo tempo em que conseguimos uma integração total entre a pré-impressão e a impressão, agilizando e tornando mais eficiente todo o fluxo de trabalho“, comemora.

Kesler esclarece que “no caso específico da Congraf, constatamos que eles não estavam utilizando um equipamento chamado Image Control, que faz a leitura de cores e a inspeção de qualidade. O equipamento foi reativado, com troca de peças e treinamento dos operadores. Com isso, conseguimos reduzir consideravelmente o desperdício e o tempo de acerto com melhor qualidade. Além disso, a cada três meses é feita uma auditoria para identificar e corrigir possíveis desvios, tudo utilizando técnicas ISO 9000 e Lean Manufacturing“, completa Kesler.

Notícias Semelhantes

Extrato de tomate Elefante ganha nova opção de embalagem