Copagrem encerra 2013 com debates sobre cultura, obrigações jurídicas e NR-12

Img Destaque Evento

Realizada ontem, 02, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), região central da capital paulista, a quinta reunião do Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem) teve uma pauta que abordou desde assuntos ligados à cultura como, também, àqueles que interferem diretamente no dia-a-dia das empresas. Sob a coordenação do presidente da Abigraf Nacional e do Sindigraf-SP, Fabio Arruda Mortara, a reunião contou com a participação de representantes da Associação Brasileira de Embalagem (Abre), Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD), Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo (Sinapro), Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Papel, Papelão, Cortiça e Embalagens Especiais ou Personalizadas (Artefatos), Associação Brasileira das Indústrias Recicladoras de Papel (Abirp) e da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO).

O encontro teve início com a apresentação da Reed Exibitions Alcântara Machado, uma das organizadoras da Bienal do Livro de São Paulo, para falar sobre a próxima edição da feira que será realizada em 2014. Na sequência, Leandro de Paula Souza, do departamento jurídico da Fiesp, explicou o impacto do Sistema de Escrituração Fiscal Digital (e-Social) na rotina de cumprimento das obrigações legais das empresas.

A diretora executiva da Aner, Maria Célia Furtado, apresentou a campanha da entidade para divulgar o programa “Vale-Cultura” do Ministério da Cultura. Para falar sobre a aplicação da norma NR-12, João Campos, do Senai-SP, apresentou as reformas propostas pela Fiesp para amenizar o impacto negativo decorrente da aplicação da NR-12. Na sequência, os representantes da Abre e da Abemd fizeram uma apresentação sobre a atuação de suas respectivas entidades.

A próxima reunião do Copagrem está agendada para 24 de fevereiro de 2014.