Editoras brasileiras mostram seu potencial na Feira do Livro de Guadalajara

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara (México) – FIL, que aconteceu entre os dias 30 de novembro e 08 de dezembro, é o maior evento do setor entre as nações hispano-americanas. Cerca de vinte mil profissionais, 656 escritores de 28 países e 750 mil visitantes estiveram presentes no Centro de Exposições da cidade, local de realização da Feira. Este ano, o convidado de honra foi Israel. O Brasil, que também recebeu a láurea, em 2001, esteve presente nesta edição de 2013.
A participação das editoras brasileiras em Guadalajara foi organizada pelo projeto Brazilian Publishers (BP), uma parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Além da participação na FIL, o projeto Brazilian Publishers realizou a Missão de Prospecção de Mercado - México, organizada com o apoio da Câmera de Comércio México-Brasil (CAMEBRA). Entre os dias 25 e 29 de novembro – antes da realização da FIL –, as editoras Casa dos Espíritos, Autores Associados, Escala Educacional/Lafonte, Fama e FTD, representadas por seus executivos, foram in loco conhecer as características do mercado mexicano e os aspectos culturais da região.