Empresários gráficos brasileiros participam do Brazilian Day na Drupa

Um grupo de empresários e profissionais brasileiros está participando da Drupa, a maior feira internacional da indústria gráfica no mundo, em Dusseldorf, Alemanha. Milhares de visitantes de todo o mundo devem prestigiar 1,5 mil expositores, muitos dos quais oriundos de 50 países, como informa os organizadores. A ABIGRAF Nacional participa com um estande compartilhado com a Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Industria Gráfica (Afeigraf).

Além de estande próprio, a ABIGRAF Nacional promove hoje, 2 de junho, a segunda edição do Brazilian Day Investments Opportunities, visando promover o incremento de negócios e investimentos internacionais no setor gráfico brasileiro. A embaixadora brasileira na Alemanha, Maria Luiza Ribeiro Viotti, fará uma palestra nessa ocasião, juntamente com dirigentes de entidades do setor.

Nessa segunda edição do Brazilian Day Investments Opportunities já estão inscritos até o momento participantes, do Brasil, Argentina, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Inglaterra, México, Bélgica e Holanda.

Segundo organizadores da Drupa, nessa edição, os visitantes têm a oportunidade de conhecer os mais recentes modelos e soluções de negócios, as melhores práticas de trabalho, e ainda as inovações tecnológicas. Todas as novidades em tecnologia de impressão que estão surgindo no mundo podem ser conhecidas de perto no espaço. Na produção de embalagem, por exemplo, o visitante tem a chance de observar novos processos e materiais com propriedades táteis e sensoriais especiais, juntamente com acabamentos de superfícies impressas diferenciados. Há inovações como display eletrônicos e sensores que permitem a criação de "embalagens inteligentes". Em impressão digital existem grandes avanços nas alternativas de versões, personalização ou customização.

Durante o evento, os expositores mostram a importância da sustentabilidade em toda a cadeia no setor. Hoje, as empresas gráficas desejam que sua comunicação impressa cumpra os chamados "padrões verdes". Além disso, segundo os organizadores, esses novos modelos desenvolvem um fator competitivo importante com a economia de recursos, que geram benefícios substanciais nos custos.

A tecnologia de impressão 3D, que está em evidência na indústria gráfica, também demonstrará nos estandes suas soluções para os clientes. As aplicações e processos de impressão podem significar uma enorme economia, por isso, a Drupa está apresentando as últimas inovações, aplicativos e soluções para processos de impressão em vidro, cerâmica, têxteis, filmes, metais e plásticos especialmente para mercados como por exemplo o de automóveis, produtos farmacêuticos, alimentos e cosméticos.

Para entender a grandiosidade do evento e suas proporções, o maior estande dessa feira é de uma empresa norte-americana de impressão digital, que dispõe de uma área equivalente ao espaço total do Parque Anhembi, em São Paulo.

Com o objetivo de deixar os empresários e profissionais gráficos bem informados no Brasil sobre as novidades da Drupa, a ABIGRAF Nacional também criou a newsletter “Direto da Drupa” onde se encontrarão as últimas notícias sobre a participação brasileira, além de novidades em tecnologia, comunicação, equipamentos, produtos e insumos.

A Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), participa da feira com dois especialistas gráficos que mapearão as informações, tendências, novas tecnologias para apresentar o seminário pós-Drupa com todas as novidades. “É um momento para quem não teve oportunidade de ir à feira de descobrir o que há de mais novo, além de pautar a indústria brasileira para qual será o direcionamento da indústria mundial nos próximos cinco anos”, explica Levi Ceregato, presidente da ABIGRAF Nacional.

Programação do Brazilian Day Investments Opportunities

14h10 – Brasil: um mercado de 200 milhões de consumidores - Maria Luiza Ribeiro Viotti, embaixadora do Brasil na Alemanha
14h30 – Drupa: um novo modelo de negócio - Ricard Casals, presidente da Associação de Consultores Europeus da Indústria Gráfica – GAIN (Graphic Arts Intelligence Network)
14h45 – Feiras e negócios no Brasil - Eduardo Sousa, presidente da Afeigraf.
15h05 – Brasil e seu potencial para Investimentos - Levi Ceregato, presidente da ABIGRAF Nacional
15h20 – A Indústria Gráfica Latino-Americana - Fabio Mortara, presidente da Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica (Conlatingraf).