Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Indústria Gráfica do Nordeste é lançada nesta quarta

O deputado Odorico Monteiro (PT-CE) e a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) lançaram hoje (9), às 8h, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Autores, do Livro, das Editoras e da Indústria Gráfica do Nordeste brasileiro. O evento foi realizado na Câmara dos Deputados.

O objetivo da Frente é acompanhar a política governamental, os projetos e programas direcionados à promoção e incentivo à produção literária; promover a defesa da cadeia produtiva do livro no Nordeste; sensibilizar e estimular gestores estaduais e municipais a adquirirem livros publicados pelas editoras da região; aprimorar e propor inovações legislativas voltadas à criação, promoção e fomento ao incentivo aos autores, à literatura, às editoras e à produção gráfica nordestina.

O deputado defende que é preciso debater a democratização do mercado, a regionalização e a diversidade cultural dessas compras por parte do poder público e defender os direitos do cidadão ao acesso digno à leitura.

Segundo Monteiro, em 2014, dos mais de 80 livros escolhidos pelo Ministério da Educação (MEC) para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), apenas um foi produzido no Nordeste.

Guia Do Gráfico

Notícias Semelhantes