Livro revisita a popularização da fotografia

Ganhador do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2015, o livro “Picture Ahead: a Kodak e a Construção do Turista-Fotógrafo”, que retrata a fotografia amadora e sua presença histórica no campo do turismo, foi lançado neste sábado (10) junto com uma exposição no Centro Cultural SP.

O evento foi aberto ao público e inclui um bate-papo sobre o consumo de imagens com a autora, a pesquisadora e artista Lívia Aquino.

Baseada na tese de doutorado de Lívia, a obra dedica-se acerca da atuação da fabricante Kodak, empresa que foi peça fundamental no processo de popularização da fotografia e, consequentemente, na articulação dos modos de produzir, consumir e compreender imagens.

“Picture Ahead” traz anúncios, cartazes, publicações e outdoors feitos pela Kodak da virada do século 19 até os anos 1970, mostrando como a combinação entre fotografia e turismo transformou a lembrança em um produto visual e construiu um novo sujeito: o turista-fotógrafo, sedento pela posse e pelo status que as imagens da viagem proporcionam.

Fonte: Metro


Notícias Semelhantes