Setor de base florestal investe R$285 mi em ações socioambientais

O setor de árvores plantadas para fins industriais investiu R$285 milhões em programas de responsabilidade social e ambiental em 2015, beneficiando cerca de 2,2 milhões de pessoas, segundo indicou o Relatório Anual da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores).

Uma das ações de destaque é o fomento florestal, em que as empresas formam parcerias com pequenos e médios produtores, permitindo que eles participem da sua cadeia produtiva, fornecendo madeira de árvores plantadas em suas propriedades e, muitas vezes, desenvolvendo outras atividades agrosilvopastoris, que reforçam a renda familiar.

Ao fixar milhares de pessoas no campo, os programas de fomento também diversificam atividades locais, geram emprego e renda e contribuem no desenvolvimento das comunidades nas quais os plantios e as unidades industriais estão inseridos”, explica Elizabeth de Carvalhaes, presidente-executiva da Ibá. No ano passado, 18,7 mil pessoas foram beneficiadas com programas de fomento adotados pelas associadas à Ibá, realizando o plantio de árvores para consumo próprio e para fins industriais em 520 mil hectares, o que representa um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Além do fomento florestal, o setor anda investiu em programas de capacitação profissional, oferta de bolsas de estudos, educação e programas de controle ambiental.

Essas e outras informações sobre as ações do setor de árvores plantadas para fins industriais podem ser verificadas no Relatório Ibá 2016, disponível aqui.