Speedmaster XL 75, da Heidelberg, traz aumento de 55% na produtividade da impressão offset com menores custos à MKM Karton, de Santa Catarina

Com vinte e oito anos completados em março deste ano, a MKM Karton, de Brusque, SC, é a realização de um sonho de Cesar Murilo Moritz, o fundador que até hoje comanda o destino da gráfica. “Em 1990 decidi abrir minha própria gráfica, instalada em um galpão de 200m2 ao lado da casa de meus pais, produzindo cartões e convites, no início; depois vieram os impressos comerciais: envelopes, papel timbrado, talões de nota fiscal, folhetos etc”.

Em 1992 teve início a produção de embalagens e, em 1999, para atender ao constante crescimento da empresa, houve a mudança da planta para uma área maior, de 300m2 para 1200m2. Em 2005 a gráfica já contava com quatro impressoras Heidelberg de duas cores e vários equipamentos de acabamento. Em 2010, mais um passo importante, foi adquirida a primeira Heidelberg Speedmaster CD 102-4+L, 4 cores + verniz base de água.

Hoje com 55 funcionários, a MKM Karton especializou-se em embalagens em papel cartão e micro ondulado, caixas e cartuchos. Entre seus clientes estão as indústrias de alimentos, metal mecânica, têxtil e cosméticos. Cesar Murilo Moritz, o fundador, vê uma tendência de forte crescimento e expansão. “Nosso foco é atender cada vez melhor, com agilidade e rapidez, agregando mais valor aos produtos, oferecendo embalagens melhores em estrutura e apelo visual, aumentando dessa forma nossas margens. Vejo meu negócio crescer 75% em três anos.”

Um dos motivos desse crescimento é a Heidelberg Speedmaster XL 75-6+L, 6 cores + verniz. Instalada em setembro de 2017, essa máquina veio como um upgrade para aumentar a capacidade da empresa. Alexandre Machado, gerente de vendas da Heidelberg, explica: “este novo equipamento reduziu os custos de produção e está impulsionando o crescimento da gráfica, pois permite a redução dos tempos de setup e troca de trabalhos, redução das perdas e do desperdício de papel, tintas e químicos, ganho de horas máquina efetivas e redução no custo/hora trabalhada.”

Murilo conta que notou um aumento de 55% na produtividade da impressão offset. “Reduzimos os tempos de acerto e setup de uma média de 50 minutos para aproximadamente 12 minutos atualmente, em trabalhos de 4 a 6 cores. Para nós, significou ganho nos custos de chapa e matriz de corte e vinco, tintas e químicos e menor consumo energético num mercado onde as tiragens estão cada vez mais reduzidas. A Speedmaster XL 75 permite novas aplicações que não eram possíveis anteriormente. Além de podermos produzir seis cores em linha, temos uma aplicação de vernizes mais ampla e eficiente. Escolhemos esta impressora porque j&aa cute; estamos familiarizados com a qualidade do equipamento, a confiabilidade, a estrutura de serviços da Heidelberg no país e a difusão da marca no mercado brasileiro. Esses fatores contribuíram de forma decisiva no desenvolvimento e na expansão do negócio, sempre gerando produtos e serviços de excelente qualidade, com extrema confiança e produtividade”, finaliza Murilo Moritz.