Dois dias para pensar a educação brasileira

Com o tema “O impacto da educação no desenvolvimento do Brasil”, o 2º Seminário de Educação Escolar Office Brasil acontecerá em 20 e 21 de julho, durante a 29ª Feira Internacional de Produtos para Papelarias, Escritórios e Escolas, em São Paulo.
Dirigido a educadores, o evento conta com curadoria de Clóvis de Barros Filho, professor livre docente da Universidade de São Paulo, palestrante e consultor do Espaço Ética, e é uma promoção conjunta da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional São Paulo (Abigraf-SP) e da Francal Feiras, respectivamente patrocinadora e organizadora do encontro.
Serão seis palestras, e a programação, segundo Clóvis de Barros Filho, foi pensada de modo a dar voz a pessoas ligadas a áreas complementares da educação, como filosofia, direito e psicanálise, dentre outras.
“Coordenamos temas de educação corporativa, de sala de aula e do cotidiano, de modo a propiciar uma reflexão plural sobre o ensino e a aprendizagem. Cada vez mais, a sociedade brasileira toma consciência da necessidade de melhorar a educação do País. Quando comparamos a performance dos nossos alunos com a de estudantes de outros países, percebemos o quanto estamos empobrecidos, o que repercute negativamente sobre o ensino universitário e a qualificação da mão de obra. A iniciativa da Abigraf-SP e da Francal em ampliar esse debate é muito oportuna e altaneira”, afirma o professor.
A inscrição é gratuita, e os interessados poderão participar de uma ou mais palestras. A programação alia relatos de cases e abordagens teóricas, criando um evento dinâmico e enriquecedor. Confira.


• Universidade Banco do Brasil – 50 Anos Educando, por Carlos Netto, apresentará os resultados dessa iniciativa que recebeu, em 2015, o prêmio Global CCU Awards de melhor universidade corporativa do mundo.
• CPFL Cultura: Luz na Educação Coporativa, por Augusto Rodrigues, mostrará as ações desse instituto voltado à produção de conhecimento sobre o mundo contemporâneo.
• Seis Atitudes que Professores Podem Ensinar e que Farão Toda Diferença na Vida dos Alunos, por Luiz Alberto Hanns, abordará competências sócio-emocionais indispensáveis à construção e utilização do conhecimento, além de estratégias para desenvolvê-las em sala de aula.
• Direito à Educação, por Júlio Pompeu, irá mostrar a educação como direito básico humano, essencial ao exercício dos demais direitos.
• Educação e Literatura, por Paulo Lins, trará sobre um tema já bem conhecido o olhar instigante do autor do consagrado Cidade de Deus, que deu origem ao filme.
• A Educação pelo Prazer dos Afetos, por Clóvis de Barros Filho, mostrará como a relação professor-aluno estrutura-se sobre uma base afetiva, na qual o ato de ensinar é também um ato de amor.


SERVIÇO


2º Seminário de Educação Escolar Office Brasil
O Impacto da Educação no Desenvolvimento do Brasil


Data 20 e 21 de julho
Horário das 14 às 18 horas
Local Auditório Escolar – Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo
Inscrições escolarofficebrasil.com.br/2015/seminario

Escolar Office Brasil 2015 – 29ª Feira Internacional de Produtos para Papelarias, Escritórios e Escolas
Data 19 a 22 de julho
Horário das 13h às 21h (dia 22, das 13h às 19h)
Local Pavilhão de Exposições do Anhembi
Promoção e organização Francal Feiras
Patrocínio: Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional São Paulo (Abigraf-SP)
Apoio Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório (ABFIAE); Associação dos Distribuidores de Papelaria (Adispa); Brasil Escolar – Rede Nacional de Papelarias; Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região (Simpa).
Informações pelo telefone (11) 2226-3100
Site www.escolarofficebrasil.com.br
Twitter @OfficeEscolar
Facebook officepaperbrasil
Google+ Office Brasil Escolar

Notícias Semelhantes

Congresso Internacional de Celulose e Papel discutirá os novos caminhos da indústria