I Encontro Nacional de Sindicatos da Indústria Gráfica marca 90 anos do Sindigraf-SP com iniciativa pioneira

O Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP) chega aos 90 anos dando mais uma mostra de pioneirismo e visão de futuro. Na segunda-feira, 16 de setembro, a entidade promoverá em São Paulo o I Encontro Nacional de Sindicatos da Indústria Gráfica, que reunirá mais de trinta sindicatos de todas as regiões do País, além de outras lideranças do setor. “Com essa iniciativa, inédita em entidades de classe, queremos aprimorar a capacitação dos presidentes sindicais para uma gestão mais eficiente dos seus sindicatos, primeiro ponto de apoio das indústrias na busca de soluções e informações que subsidiem as tomadas de decisões em um cenário desafiador”, afirma Fabio Arruda Mortara, presidente do Sindigraf-SP.
A pauta do Encontro prevê temas como perspectivas econômicas do setor, planejamento estratégico sindical e negociações coletivas. “A indústria gráfica nitidamente vem perdendo a capacidade de concorrer com empresas de outras nações, nas quais há menos impostos e burocracia, juros menores, logística mais barata e câmbio favorável”, resume Mortara. Ele lembra ainda a importância socioeconômica do setor, que reúne cerca de 20 mil empresas, a maioria pequena e micro, geradoras de 220 mil empregos diretos (só para calcular, a indústria automobilística emprega menos de 132 mil pessoas). Altamente capilarizado, o setor tem em São Paulo seu maior polo. “O Sindigraf-SP representa mais de 7 mil indústrias, que empregam 90 mil trabalhadores e tiveram, em 2012, faturamento de R$ 18 bilhões”, diz Mortara. Segundo ele, a entidade tem “uma caneta de peso, cujas ações são referência nacional para o setor.”
Posse e selo comemorativo
Além de protagonizar o Encontro que promete construir um novo paradigma de ação para as organizações classistas, o Sindigraf-SP promoverá, na mesma data, cerimônia de celebração dos 90 anos e posse, seguida de jantar, da diretoria reeleita para o triênio 2013/2016, presidida por Fabio Arruda Mortara.
Um dos pontos altos da comemoração será a apresentação do selo e do carimbo criados pelos Correios para homenagear a entidade. O selo ficará disponível em uma agência por 30 dias e, depois, passará a integrar o acervo do Museu de Filatelia, transformando-se em item de colecionador.
SERVIÇO
I Encontro Nacional de Sindicatos da Indústria Gráfica
Onde: Hotel Quality Inn
Endereço: Alameda Campinas, 540
Horário: das 9 às 17 horas
90 anos de Sindigraf-SP
Onde:Espaço Fiesp de Eventos
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – 16º andar
Horário: a partir de 19 horas

Notícias Semelhantes

Congresso Internacional de Celulose e Papel discutirá os novos caminhos da indústria