Kodak anuncia novas opções para aumentar a produtividade em gráficas de jornais

Há 21 anos, a Kodak desenvolveu a tecnologia térmica para CTP e, de lá para cá, foram mais de 21 mil equipamentos comercializados em todo mundo – destes, cerca de 2500 para gráficas de jornais. Agora, a empresa anuncia novas opções para tornar os processos de gravação de chapas em jornais mais velozes, eficientes e controlados.

A empresa anunciou o incremento de 16% na potência do laser para os modelos CTP Kodak Generation News e para parte dos modelos Kodak Trendsetter News. Isso significa que gráficas de jornais podem gravar imagens em suas chapas em tempos menores. Além disso, graças à potência adicional no laser, a velocidade do modelo Generation News com Velocidade Z aumentou de 258 para 277 chapas/hora utilizando chapas Kodak Sonora News livres de processamento.

Por sua vez, o rendimento do CTP Trednsetter News em Velocidade V aumentou de 116 para 129 chapas/hora.

Segundo a Kodak, há a intenção de implementar essa otimização de rendimento comercialmente como opção padrão no primeiro trimestre de 2017.

Essa nova tecnologia de gravação em velocidade ultra-elevada (ultra-high speed) foi batizada como “Velocidade W” e é outra opção adicional ao equipamento Kodak Trendsetter News, abrindo espaço para enormes saltos de produtividade. Quando se utiliza essa nova tecnologia juntamente com as chapas Sonora News livres de processamento, e com a opção de autocarregador, o rendimento do CTP é ampliado de 150 a até 240 chapas/hora, ou com a configuração com a unidade de cassete único (SCU – Single Cassette Unit), com a qual o rendimento é expandido de 116 a 150 chapas/hora.

A Kodak também possibilita uma fácil integração em linha de chapas existentes com a opção de rotação simples ou dupla de chapas. A nova opção de “Velocidade W” estará disponível durante o segundo trimestre de 2017.

A Kodak anunciou, ainda, o novo aplicativo de controle CTP móvel criado especialmente para dispositivos como smartphones ou tablets. Esse aplicativo permite aos clientes monitorar múltiplos sistemas CTP de modo eficiente e fácil. Os usuários podem obter informações em tempo real sobre seu processo de produção de chapas através da internet em qualquer lugar do mundo. Em um contexto em que mudanças ocorrem em curtos prazos e muito rapidamente, esse recurso permite operar de forma pró-ativa e obter maior flexibilidade. O novo aplicativo de controle de CTP Kodak Mobile estará disponível no mercado no início de 2017.

Além disso, o CTP Kodak Trendsetter News conta com novo sistema de refrigeração que diminui o consumo de energia em 30%, em comparação com o modelo inicial. Isso significa o consumo de 700 kW, com manutenção da eficiência na gravação da chapa. O Trendsetter News também possui uma nova e mais curta mesa de descarga, a qual reduz espaço e permite uso mais eficiente da área de produção. 

Os gráficos de jornais podem dar uma contribuição significativa para a conversação dos recursos ao optar pelas chapas Kodak Sonora News livres de processamento. Essa chapa voltada especialmente ao segmento de jornais elimina totalmente a necessidade de uso de processadora, e, com isso, elimina também o consumo de água, energia e produtos químicos, acelerando e racionalizando a produção.

“Essas novas otimizações em nossas tecnologias de CTP são a prova da fé da Kodak no futuro da indústria de jornais e da impressão rotativa”, disse Brad Kruchten, presidente da Divisão de Sistemas de Impressão da Kodak. “Nossos equipamentos CTP permitem aos clientes do segmento de jornais adaptar a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade de seus processos de produção de chapas às demandas dos mercados atuais.”

Notícias Semelhantes

iGen5 amplia as possibilidades de impressão

Diferentes tecnologias Xerox reunidas em um só equipamento

EFI lança Fiery Navigator