O estado do Pará, com extensão territorial de 1.247.950,003 quilômetros quadrados, é a segunda maior unidade federativa do país. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), a população paraense totaliza 7.581.051 habitantes, o que representa densidade populacional de 6,07 hab./km².
A participação do estado para o PIB brasileiro é de 1,9%; para o PIB regional, essa contribuição é de 37,1%, sendo a maior da Região Norte. A composição do PIB paraense é a seguinte: O setor de serviços representa 60,4%, seguido pela indústria (31%) e Agropecuária (8,6%).
Portanto, o segmento de serviços e comércio é o principal responsável pelo PIB do estado (60,4%). Essa atividade é impulsionada pelo turismo, que tem apresentado destaque, principalmente em Belém, capital do Pará. Outros destinos dos visitantes são Santarém, a porção noroeste do estado, que possui montanhas e inscrições pré-históricas, além do leste paraense, com praias marítimas, como, por exemplo, Salinas.

Presidente atual: José Conrado Azevedo Santos