O estado da Paraíba possui extensão territorial de 56.469,466 quilômetros quadrados, sendo habitado por 3.766.528 pessoas, o que representa densidade populacional de 66,70 hab./km², segundo contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Participação do Produto Interno Bruto (PIB) paraibano corresponde a 0,8% do PIB brasileiro. No âmbito regional, essa contribuição é de 6,5%. A composição do PIB do estado da Paraíba é a seguinte: o setor de serviços corresponde a 72%, seguido pela Indústria (22,4%) e Agropecuária (5,6%).
O setor de serviços é responsável pela maior arrecadação de receitas no Estado. O turismo é um dos elementos que fortalecem esse setor da economia. João Pessoa, capital estadual, apresenta excelente estrutura hoteleira para receber os visitantes de diversos locais do país que buscam desfrutar as belezas naturais da região.
Correspondendo a 22,4% do PIB estadual, a indústria é pouco diversificada. Na Paraíba, os principais segmentos desse setor da economia são: têxtil, alimentício, metalúrgico e produtos de couro. Campina Grande tem se destacado como centro de tecnologia para exportação de programas de informática.

Presidente atual: Marcone Tarradt Rocha