Avon e Avery Dennison desenvolvem embalagem para Korres no Brasil

A Korres, marca grega mundialmente famosa por seus produtos naturais de beleza, desembarcou em 2015 no Brasil, trazendo um portfólio completo de itens formulados a partir de ingredientes da flora grega e com técnicas da homeopatia. No Brasil, a marca está operando em parceria com a Avon, que é responsável pela manufatura e distribuição dos produtos em território nacional. A proposta é bastante diferenciada: os produtos seguem o mesmo padrão dos vendidos na Europa, ou seja, são feitos com ingredientes importados; porém, a produção local garante à marca preços bastante acessíveis.

Um dos grandes desafios da Avon e da Korres para lançar a linha de cuidados capilar e corporal no Brasil, era a necessidade de harmonizar duas famílias de produtos, com um total de 22 itens, trabalhando somente com diferentes grafismos em seus rótulos. “Precisávamos ganhar na cadeia de suprimento e no set up da linha, ou seja, a troca de rótulos deveria ser a mais fácil e rápida possível durante o processo de fabricação”, conta Martin Maggio, Executive Managing Director Korres, Latin America. Ele lembra ainda do principal desejo do Marketing: dispor de uma grande área de exposição no rótulo que permitisse explorar a comunicação como uma importante ferramenta de tomada de decisão no PDV.

Todos os desafios foram vencidos e trabalhados em parceria com a Avery Dennison. “Desde o início do projeto, estivemos ao lado do cliente auxiliando com nosso expertise em materiais e tecnologias para rótulos”, explica Fabiana Wu, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Avery Dennison. O resultado foi o lançamento da linha, respeitando o conceito de rotulagem de seu país de origem, a Grécia. O primeiro mercado trabalhado foi o de São Paulo; em Outubro de 2015 a comercialização da linha foi estendida para todo o país. Inicialmente foram lançados os itens da linha de Shampoo e Shower Gel; o Splash Corporal e as Fragrâncias virão na sequência.

Para rotular os itens da linha Shower Gel, a Korres escolheu o Avery Dennison Fasson Global MDO White 50 NTC / S0270 / PET 23, na cor branca, que permitiu trabalhar amplamente com os grafismos das artes. Já para a linha de Shampoo foi utilizado o Avery Dennison Fasson Global Coex Clear NTC / S0270 / PET 23º, que permitiu intercalar as áreas impressas e transparentes para compor a arte gráfica. O processo de impressão escolhido foi a flexografia, com seis cores e aplicação de verniz matte. “No caso dos shampoos, a flexo é utilizada em conjunto com o silk screen para garantir a sobreposição do texto na imagem”, comenta Cristiane Akemi Miyazato, NPE&D Latin America Jr Manager, da Avon.

Se por um lado a qualidade de impressão garantiu maior qualidade para o produto, a redução da complexidade da produção – um mesmo frasco para todos os 22 itens – reduziu o inventário, otimizando a logística e gerando economia. “O menor set up das máquinas também reduziu o tempo de produção. Ou seja, aliamos diversas vantagens e uma imagem mais premium do produto”, completa Cristiane.

Outro diferencial do projeto é o uso do verniz matte na linha Shower Gel como um recurso para dar a sensação de “anti derrapante”, uma característica importante para produtos manuseados em ambientes molhados. “Sem contar a atratividade no ponto de venda que acaba despertando a curiosidade do consumidor e levando à experimentação.”

A Korres deverá atuar em outros países em breve. Segundo Martin Maggio, “A idéia é em pouco tempo exportar o produto para outros países da América Latina. A parceria também marca a entrada da Avon no varejo, que até então sempre atuou na venda porta a porta, expandindo sua atuação no mercado”.

Notícias Semelhantes

EFI anuncia atualizações no software EFI Metrics Printware

Henkel utiliza tecnologia de látex sintético para composição de embalagens flexíveis para alimentos

Novas tecnologias e tendências do segmento flexo se encontram em São Paulo