Design brasileiro exporta mais de US$ 5 milhões em serviços nos últimos 12 meses

A Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), por meio do Brasil Design, projeto de promoção do design brasileiro feito em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), acaba de anunciar os primeiros resultados de um levantamento sobre internacionalização das empresas brasileiras de design associadas a ABEDESIGN no período dos últimos 12 meses.

A pesquisa, feita entre os dias 23 de março a 10 de abril de 2015, revelou que 58,57% das empresas prestaram algum tipo de serviço de design no mercado internacional. No total, elas exportaram mais de US$ 5 milhões de dólares em serviços de design. Os mercados principais foram Estados Unidos, Peru, Colômbia e México. Outros países também foram mencionados com destaque, como França, Alemanha, Equador, Inglaterra, Portugal, entre outros. Em comparação a última pesquisa, o volume de negócios aos Estados Unidos teve um aumento significativo (12%), assim como Peru e Colômbia (8%).

Já os principais serviços prestados foram Design Gráfico (55,32%), seguido de Design de Embalagem (42,55%), Branding (31,91%), Design de Produto (34,04%), Design Digital (23,40%), Design de Varejo (25,53%), Design Estraté; gico (21,28%), Inovação (10,64%) e outros serviços (4,26%) como Curadoria em Exposição. Em relação à última pesquisa, realizada em 2013, o Design Gráfico (24%) também liderou o tipo de serviço prestado para exportação, seguido por Branding (14%).

Notícias Semelhantes

Aluna do Senai-SP em Bauru vence concurso mundial de design

Museu Casa da Xilogravura anuncia agenda para os próximos meses

Brasileiro compartilha estudos e impressões sobre tipografia no blog "London Letters"