06 de agosto de 2015

ABIGRAF Nacional é homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados realizou na última terça-feira (4) sessão solene para homenagear os 50 anos de fundação da ABIGRAF Nacional. Liderada pelo Deputado Baleia Rossi (PMDB-SP), a cerimônia contou com a presença dos Deputados Geraldo Resende (PMDB-MS), Walter Ihoshi (PSD-SP), César Halum (PRB-TO), Goulart (PSD-SP), Mauro Pereira (PMDB-RS), Hildo Rocha (PMDB-MA), Vitor Valim (PMDB-CE) e Beto Mansur (PRB-SP).

Estavam presentes o Prefeito do Município de Inocência (MS), Antônio Ângelo Garcia dos Santos, os Presidentes das associações, Vicente Amato Sobrinho da Associação Nacional dos Distribuidores de Papel – Andipa, Miguel Troccoli da Associação Brasileira Técnica de Flexografia – Abflexo, Aníbal Batista do Sindicato Nacional do Comércio Atacadista de Papel – Sinapel, os Presidentes Regionais da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – ABIGRAF, Jair Leite (PR) e João Batista Alves dos Santos (DF), diretores da ABIGRAF, Mario César Martins de Camargo, Fabio Sarje, Ricardo Carrijo, Edson Bianchi e Umberto Giannobile. Iris Borges, representando o presidente da Associação Nacional de Livrarias – ANL empresários do setor.

Fundada em 1965, a ABIGRAF Nacional representa um setor constituído por cerca de 20 mil gráficas, empregador de aproximadamente 200 mil trabalhadores e responsável por um por cento do PIB nacional e três por cento da indústria de transformação.
Seus principais objetivos são defender o setor, promover sua interação com os Três Poderes e a sociedade, fomentar sua competitividade e promover a qualidade e valorização dos impressos.

Presidindo a sessão solene, o Deputado Baleia Rossi, destacou a enorme contribuição da Indústria Gráfica para o desenvolvimento nacional e ressaltou problemas enfrentados pelo setor, como a concorrência desleal, segundo o deputado “hoje são muitas as dificuldades deste setor, principalmente a concorrência desigual com a indústria asiática que usufrui de alguns benefícios fiscais, a exemplo da alíquota zero para PIS e COFINS, ao mesmo tempo que as gráficas nacionais recolhem alíquota de 9,25% de contribuição para PIS/COFINS na impressão de livros” e completou: “o reflexo deste cenário é o aumento do desemprego e o encolhimento deste setor. Precisamos com urgência aprovar medidas para eliminar estes e outros entraves”.

O deputado Geraldo Resende, destacou o orgulho de ter iniciado a sua trajetória profissional na Indústria Gráfica e que o impresso é um dos principais meios de difusão de ideias, inclusive política.

“Sou um apaixonado por gráfica”, assim começou o discurso do deputado Goulart, que reiterou o seu interesse em fazer parte da Frente Parlamentar. O deputado também comentou sobre a concorrência predatória, citando os constantes problemas com o uso de papel linha d’água de maneira incorreta.

Em seu discurso o deputado Walter Ihoshi parabenizou a ABIGRAF Nacional pelas 5 décadas completadas com muito trabalho e dedicação, principalmente em prol do desenvolvimento da educação no Brasil. Assim como os outros deputados abordou o tema da competitividade da Indústria Gráfica nacional, segundo Ihoshi é necessário equilibrar a relação de forças e fazer justiça a Indústria frente a concorrência asiática.

O deputado Mauro Pereira discursou sobre as dificuldades de encarar o dia a dia competindo com aquilo que é leal e aquilo que é desleal. Pereira ainda destacou que não tem dúvidas que a frente parlamentar receberá amplo apoio.

Por fim, o Presidente Executivo e o Presidente do Conselho Diretivo da ABIGRAF Nacional, Levi Ceregato e Julião Flaves Gauna, manifestaram preocupação quanto ao futuro da indústria gráfica brasileira, as consequências e, desigualdades de uma carga tributária injusta e que submete a nossa atividade a competir de forma desleal e que, com os impostos pagos pelo contribuinte brasileiro geraram empregos e rendas em outros países.

Na oportunidade o requerente Deputado Baleia Rossi, também aceitou o convite para presidir a Frente Parlamentar do Setor Gráfico e Mídia Impressa, que será oficialmente lançada no próximo dia 20 de agosto de 2015, no hotel Windsor Plaza em Brasília, e tem como objetivo apoiar e defender a Indústria Gráfica.

Noticias Relacionadas

27 de outubro de 2022

“O livro que nos une” – o encontro reúne editores, livreiros, distribuidores e gráficos conta com apoio do Sindigraf-sp e Abigraf-SP

O encontro realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL),  começou ontem (26), e reúne os mais importantes editores, livreiros, distribuidores e gráficos do país. A Abigraf-SP e o Sindigraf-SP são patrocinadores do evento.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Analista do mercado reduzem estimativa de inflação em 2022

Os economistas do mercado financeiro reduziram de 5,71% para 5,62% a estimativa de inflação para este ano. Esta foi a 16ª queda seguida da estimativa para a inflação de 2022.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Simples Nacional notifica empresas

Desde o dia 13 de setembro, o Comitê-Gestor do Simples Nacional encaminhou para as microempresas e empresas de pequeno porte notificações com relatório de pendências dos contribuintes junto à Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (débitos inscritos em dívida ativa) e com o Termo de Exclusão do Simples Nacional em caso de não regularização.

Leia mais