02 de abril de 2020

Agenda positiva: propostas e pleitos da indústria gráfica frente à crise provocada pelo novo Coronavírus

Com a intenção de evitar o agravamento da crise provocada pelo novo Coronavírus nas indústrias gráficas, nossas entidades estão em permanente contato com as diversas esferas de governo (federal, estadual e municipal), com a CNI – Confederação Nacional da Indústria e a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, bem como fornecedores, propondo e cobrando medidas que possam auxiliar neste momento de extrema dificuldade que todos estamos enfrentando, dentre as quais destacamos:

GOVERNO FEDERAL

Presidência da República: Presidente Jair Messias Bolsonaro

• Manifestação a respeito da relevância e importância de se manter as atividades de produção da indústria gráfica, evitando assim o desabastecimento de produtos essenciais à população.

• Solicitação para que o Ministério da Economia estabeleça a suspensão do pagamento do IPI, IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e CONTRIBUÇÃO PREVIDENCIÁRIA, por pelo menos 4 (quatro) meses, referentes às competências de abril a julho/2020 das empresas optantes pelo Lucro Presumido e Lucro Real.

Ministério da Economia: Ministro Paulo Guedes

• Imprescindível que atue fortemente junto aos agentes financeiros do país, a fim de que esteja disponível imediatamente a Linha de Financiamento para Pagamento de Salários dos Trabalhadores.

• Informado posicionamento contrário à limitação da linha de financiamento citada acima, que no momento está prevista somente para as empresas com faturamento entre R$ 360 mil e R$ 10 milhões por ano, ou seja, deve estar disponível para todas as empresas independentemente do porte.

• Solicitada a suspensão do pagamento do IPI, IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e CONTRIBUÇÃO PREVIDENCIÁRIA, por pelo menos 4 (quatro) meses, referentes às competências de abril a julho/2020 das empresas optantes pelo Lucro Presumido e Lucro Real, uma vez que as empresas do SIMPLES Nacional foram objeto de medida anterior.

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social: Presidente Gustavo Montezano

• Pleito para que o banco atue fortemente junto aos agentes financeiros do país, a fim de que esteja disponível imediatamente a Linha de Crédito para Capital de Giro nas condições amplamente divulgadas, bem como também a possibilidade de suspensão por prazo de até 6 (seis) meses das amortizações de empréstimos contratados junto ao BNDES.

• Informado que as agências das instituições bancárias estão alegando desconhecimento e ofertando, em um momento de extrema fragilidade das indústrias gráficas, linhas próprias de financiamento com taxas bastante elevadas e impraticáveis de serem assumidas.

ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica: Diretor Geral André Pepitone da Nóbrega

• Solicitado que determine ou oriente as empresas do setor elétrico para que avaliem a possibilidade de prorrogação dos prazos de pagamento das contas de energia elétrica vencidas, e a vencer, emitidas às indústrias gráficas, bem como já considere a concessão de vencimentos mais dilatados para as próximas faturas.

• Para consumidores do mercado livre, pleiteado o pagamento da demanda consumida e não a contratada, medida esta válida por prazo não inferior a 180 (cento e oitenta) dias.

GOVERNO ESTADUAL

Governo do Estado de São Paulo: Governador João Doria Júnior

• Manifestação a respeito da relevância e importância das indústrias gráficas do Estado que tenham condições de fabricar Embalagens, Rótulos, Etiquetas, Bulas, entre outros, como os demais elos desta cadeia produtiva, a fim de que não sofram qualquer restrição quanto às suas atividades de produção, visando evitar os graves riscos de desabastecimento dos itens de primeira necessidade essenciais à população.

• Solicitada a suspensão do pagamento do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS por pelo menos 4 (quatro) meses, referentes às competências de abril a julho/2020.

SEFAZ SP – Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

• Prorrogação do prazo de entrega do levantamento de preços dos produtos de papelaria no mínimo por 3 (três) meses e no máximo por 12 (doze) meses, como medida de ajuste à segurança jurídica e à justiça fiscal, já que inicialmente estava previsto na Portaria CAT nº 104/2017 para 31.MAI.2020.

GOVERNOS MUNICIPAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Prefeitos: diversas cidades, incluindo a capital do Estado de São Paulo

• Solicitada a suspensão por pelo menos 4 (quatro) meses do pagamento dos impostos municipais, em especial do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, referentes às competências de abril a julho/2020.

• Pleiteada a prorrogação do prazo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU por, pelo menos, 180 (cento e oitenta) dias.

OUTRAS ENTIDADES

CNI – Confederação Nacional da Indústria: Presidente Robson Braga

• Solicitação de apoio a respeito da relevância e importância das indústrias gráficas do país que tenham condições de fabricar Embalagens, Rótulos, Etiquetas, Bulas, entre outros, como os demais elos desta cadeia produtiva, a fim de que não sofram qualquer restrição quanto às suas atividades de produção, visando evitar os graves riscos de desabastecimento dos itens de primeira necessidade essenciais à população.

• Pleito de apoio, providências e até medidas judiciais, se for o caso, visando à imediata suspensão do pagamento de todos os tributos federais.

FIESP – Federação Ind. do Estado de São Paulo: Presidente Paulo Skaf

• Solicitação de apoio a respeito da relevância e importância das indústrias gráficas do Estado que tenham condições de fabricar Embalagens, Rótulos, Etiquetas, Bulas, entre outros, como os demais elos desta cadeia produtiva, a fim de que não sofram qualquer restrição quanto às suas atividades de produção, visando evitar os graves riscos de desabastecimento dos itens de primeira necessidade essenciais à população.

• Pleito de apoio, providências e até medidas judiciais, se for o caso, visando à imediata suspensão do pagamento de todos os tributos federais.

FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos: Presidente Murilo Portugal Filho

• Solicitado que oriente os bancos a colaborarem com o mercado através da imediata possibilidade de prorrogação dos financiamentos bancários destinados às indústrias gráficas, bem como já considere realizar renegociações visando à redução das respectivas taxas de juros.

• Demandada a imediata implantação e operacionalização das Linhas de Crédito e Financiamento Empresariais divulgadas pelo governo federal.

FORNECEDORES

Principais executivos das seguintes empresas: Suzano, International Paper, Klabin, Ibema, Papirus, MD Papéis e BO Paper

• Solicitada a imediata prorrogação dos prazos de pagamento das duplicatas vencidas, e a vencer, bem como já considerarem a concessão de vencimentos mais dilatados para as futuras comercializações de papéis / cartões.

Desta forma, reafirmamos nosso compromisso de continuar permanentemente defendendo os interesses e prestando serviços à indústria gráfica paulista e brasileira.

Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para: abigraf@abigraf.org.br.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Noticias Relacionadas

16 de janeiro de 2023

Posse da nova diretoria Abigraf-SP

A Abigraf-SP realizou em 8 de dezembro de 2022 a cerimônia de posse das Diretorias Executiva e Seccionais e do Conselho Fiscal, eleitas para o triênio 2022-2025.

Leia mais
16 de janeiro de 2023

Reunião de encerramento do COPAGREM

A Abigraf Nacional, Abigraf-SP e o Sindigraf-SP estiveram presentes na última Reunião Plenária do COPAGREM de 2022, presidida pelo Dr. Levi Ceregato, a reunião aconteceu, no dia 8 de dezembro, na sede da FIESP.

Leia mais
16 de janeiro de 2023

Jornada de Transformação Digital

A Jornada de Transformação Digital é um programa criado pela FIESP, pelo CIESP, SENAI-SP e Sebrae-SP com capacidade para contemplar 40 mil micro, pequenas e médias indústrias.

Leia mais