30 de junho de 2015

As incertezas dos anos 1980

Em 1985, quando a ABIGRAF Nacional completava seu vigésimo aniversário, o País vivia um período de incertezas, com inflação superior a 200% ao ano. Com rentabilidade em queda, as empresas viram-se na contingência de reduzir empregos, estoque e investimentos. Algumas gráficas adotaram uma política de preços predatória e até mesmo suicida. A orientação da ABIGRAF Nacional foi decisiva nesse momento para orientar os empresários a tomar as medidas mais pertinentes para enfrentar os problemas daquele momento sem colocar em risco o futuro dos seus negócios.

O estímulo ao aperfeiçoamento técnico fez parte da receita daquele momento e, em 1986, a ABIGRAF Nacional organizou o primeiro grupo nacional a participar da Drupa. E, assim, 800 brasileiros de 11 empresas partiram para a Alemanha naquele ano, para visitar a maior e mais importante feira mundial do setor, acreditando que as dificuldades passam e é preciso manter-se vigilante para aproveitar os ciclos de crescimento que as sucedem.

Noticias Relacionadas

27 de outubro de 2022

“O livro que nos une” – o encontro reúne editores, livreiros, distribuidores e gráficos conta com apoio do Sindigraf-sp e Abigraf-SP

O encontro realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL),  começou ontem (26), e reúne os mais importantes editores, livreiros, distribuidores e gráficos do país. A Abigraf-SP e o Sindigraf-SP são patrocinadores do evento.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Analista do mercado reduzem estimativa de inflação em 2022

Os economistas do mercado financeiro reduziram de 5,71% para 5,62% a estimativa de inflação para este ano. Esta foi a 16ª queda seguida da estimativa para a inflação de 2022.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Simples Nacional notifica empresas

Desde o dia 13 de setembro, o Comitê-Gestor do Simples Nacional encaminhou para as microempresas e empresas de pequeno porte notificações com relatório de pendências dos contribuintes junto à Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (débitos inscritos em dívida ativa) e com o Termo de Exclusão do Simples Nacional em caso de não regularização.

Leia mais