16 de dezembro de 2020

Boletim econômico da Afeigraf

Acompanhem no site o boletim econômico 08 da Afeigraf, realizado pela Web setorial em conjunto com o grupo de dados estatísticos.

Neste último boletim deste complexo ano 2020, destacamos os efeitos da COVID-19 no setor, que não são animadores no período de janeiro a setembro do 2020, comparado com o mesmo período de 2019. O único destaque foi o de reprodução de materiais gravados em qualquer suporte, que apresentou um surpreendente 36,9% de crescimento, onde são consideradas diversas mídias como vídeos e softwares. No mesmo período, a impressão em embalagens de plásticos apresenta um 3,8% de crescimento.

Os números relacionados a livros jornais e revistas não são alentadores, e quando comparados no com a indústria de embalagens no gráfico de desempenho da produção na indústria, isto fica ainda mais evidente.

Em relação ao emprego do setor, ele teve um aumento no segmento relacionado a vendas, o que indica um incremento possivelmente de insumos, mas ao mesmo tempo, tem números negativos na indústria. De entre as possíveis explicações, estão o aumento de serviços de manutenção que foram realizados aproveitando a parada de equipamentos, e até efeitos de incrementos em automação e aperfeiçoamento da mão de obra, via treinamentos dentro das mesmas empresas com os funcionários existentes.

Recomendamos a parte final com excelentes comentários do nosso mercado com ênfase no setor de livros.

Ainda num ano extremadamente complexo, temos grandes esperanças de que o 2021, será um ano bem melhor, com vacina para todos, muita saúde e crescimento. Ficou muito claro nesta pandemia, a importância das organizações da sociedade civil como é o caso da nossa Afeigraf, onde conseguimos fornecer suporte a organizações parceiras e também a nossa comunidade. Este o nosso boletim, é uma manifestação de grande aporte para todo o mercado gráfico.

Acompanhe todos os números desse importante Econômico no nosso site, www.afeigraf.org.br em download!

Noticias Relacionadas

27 de maio de 2022

Saiba mais sobre o Flexo & Labels no podcast Ondas Impressas

Em mais um episódio da Série Parcerias, no sétimo programa da terceira temporada do podcast Ondas Impressas, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa discutem as demandas do segmento de rótulos e etiquetas à luz da Flexo & Labels 2022, feira totalmente focada nesse setor.

Leia mais
27 de maio de 2022

Suspensão da liminar sobre IPI na Zona Franca de Manaus

Por ocasião do julgamento da Medida Cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 7.153 (ADI-MC nº 7.153)  o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes concedeu medida cautelar (clique aqui) que suspende os efeitos dos Decretos que reduziam as alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Leia mais
27 de maio de 2022

Redução de 10% das alíquotas do imposto de importação

Foi publicada a Resolução GECEX nº 353 / 2022, que em seu anexo único altera a Resolução GECEX nº 272 / 2021, concedendo a redução temporária das alíquotas do Imposto de Importação até 31/12/2023.  O governo federal decidiu reduzir em mais 10% as alíquotas do Imposto de Importação sobre 6.195 códigos tarifários da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

Leia mais