06 de outubro de 2015

Brasil assume novamente Presidência da Conlatingraf

Em paralelo ao 28º Congresso, a Conlatingraf realizou a 79ª Assembleia Geral Ordinária, na qual o atual presidente, Fabio Arruda Mortara, foi reconduzido ao cargo para mais um ano de mandato. O vice-presidente da Conlatingraf, Roberto Tapia, do Chile, também se mantém no cargo. Estiveram presentes o representante da Colômbia, Manuel Fabián Ruiz Laverde; da Costa Rica, Rainer Wagner; do Chile, Jaime Ojeda Torrent; de El Salvador, Enrique Orozco; do México, Héctor Cordero Popoca; do Panamá, Antonio Hernández; e do Paraguai, Gustavo Morales.

Outros pontos em evidência durante a 79ª Assembleia foram a necessidade de impulsionar a capacitação profissional para o setor, inclusive com ensino de longa distância, e relatos sobre a indústria gráfica da Flórida e dos mercados mundiais de papel e de equipamentos gráficos.

De acordo com George Ryan e Mike Burgstein, respectivamente presidente e diretor de relações internacionais da Graphics of the Americas (GOA), a Flórida reúne 45 mil indústrias do setor, que trabalham com rentabilidade de 10% antes dos impostos e salário diário de US$ 22,83 dólares.

Já a indústria gráfica latino-americanana concentra hoje 65 mil empresas, geradoras de 660 mil empregos diretos e USD 48 bilhões para um PIB regional de USD 5 trilhões, segundo cálculo da Conlatingraf, com base em dados da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal), do Banco Mundial, do Trading Economics e das associações que compõem a entidade.

Noticias Relacionadas

27 de outubro de 2022

“O livro que nos une” – o encontro reúne editores, livreiros, distribuidores e gráficos conta com apoio do Sindigraf-sp e Abigraf-SP

O encontro realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL),  começou ontem (26), e reúne os mais importantes editores, livreiros, distribuidores e gráficos do país. A Abigraf-SP e o Sindigraf-SP são patrocinadores do evento.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Analista do mercado reduzem estimativa de inflação em 2022

Os economistas do mercado financeiro reduziram de 5,71% para 5,62% a estimativa de inflação para este ano. Esta foi a 16ª queda seguida da estimativa para a inflação de 2022.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Simples Nacional notifica empresas

Desde o dia 13 de setembro, o Comitê-Gestor do Simples Nacional encaminhou para as microempresas e empresas de pequeno porte notificações com relatório de pendências dos contribuintes junto à Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (débitos inscritos em dívida ativa) e com o Termo de Exclusão do Simples Nacional em caso de não regularização.

Leia mais