19 de fevereiro de 2021

Campanha Global da Two Sides: 710 empresas removeram declarações enganosas sobre o papel

(Via Two Sides Brasil)

Desde 2010, a campanha Two Sides tem influenciado com sucesso a mudança ou remoção de alegações ambientais enganosas em mais de 700 organizações, incluindo grandes corporações ao redor do mundo.

Com enormes pressões para reduzirem seus custos, bancos, empresas de telecomunicações, fornecedores de serviços públicos e até organizações governamentais estão cada vez mais focados em induzir seus clientes a optarem pela comunicação digital em lugar do papel. Reduzir despesas é uma estratégia legítima. No entanto, frequentemente, as mensagens aos clientes tentam mascarar essa motivação justificando a mudança com apelos de marketing ambiental infundados, como “Go Green – Go Paperless” e “Escolha o faturamento eletrônico e ajude a salvar uma árvore”.

“Essas alegações são enganosas e constituem o que se conhece como ‘greenwashing’. Violam regras estabelecidas de marketing ambiental e são extremamente prejudiciais para uma indústria que tem um histórico ambiental sólido e em constante melhoria”, esclarece Jonathan Tame, diretor administrativo de Two Sides UK. “Na verdade, a produção de celulose, papel, cartão e papelão impulsionam o cultivo de árvores e o crescimento de longo prazo das florestas por meio do manejo sustentável. Muitas das organizações que abordamos no combate ao greenwashing ficam surpresas ao saber que as florestas europeias têm crescido 1.500 campos de futebol todos os dias”.

No Brasil, todos os dias, as indústrias de base florestal – incluindo os produtores de celulose – plantam o equivalente a 500 hectares com novas árvores. Globalmente, em 2020, Two Sides abordou 320 organizações que faziam declarações enganosas sobre o papel. Até agora, 134 delas removeram essas mensagens de suas comunicações e Two Sides continua a abordar as demais. As organizações estavam em toda a Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Isso eleva o total para 710 empresas que removeram declarações enganosas de greenwashing desde o início da campanha, em 2010.

Em 2020, na Europa, 106 empresas removeram argumentos infundados sobre papel, incluindo EDF energy, Eon, Marks and Spencer, Sparkasse, Volksbank-Raiffeisenbank, BHV / Le Marais e SNCF. No Brasil foram abordadas 53 empresas, das quais 22 já mudaram suas mensagens.

“Greenwashing é um problema sério para o nosso setor e que tem crescido de forma preocupante, impulsionado pelas atuais pressões econômicas”, diz Tame. Devido ao enorme alcance de algumas dessas organizações, suas alegações infundadas têm um efeito prejudicial na percepção do consumidor sobre o papel e ameaçam um setor que emprega 1.096.000 pessoas em mais de 115.700 empresas na UE e no Reino Unido. É por isso que a campanha anti-greenwashing continua a ser uma prioridade para Two Sides, e continuaremos a incentivar as empresas a rejeitar o uso de alegações ambientais infundadas e enganosas sobre a eliminação do papel em todas as suas comunicações.

O Brasil é o maior exportador de celulose do mundo e destaca-se pela grande produtividade e competitividade das suas empresas. O setor é responsável por centenas de milhares de empregos. Tudo isso a partir do uso exclusivo de árvores cultivadas e da preservação de matas nativas em níveis que superam as exigências legais.

“Somos gratos pela cooperação de centenas de organizações que mudaram ou eliminaram as alegações de greenwashing de suas mensagens e também às muitas partes interessadas da indústria e cidadãos que apontaram casos de greenwashing à Two Sides”, conclui Tame.

Two Sides continua a abordar ativamente as principais organizações que estão enganando os consumidores ao usar declarações ambientais infundadas sobre o uso de papel.

Notificações de casos de greenwashing podem ser encaminhados para twosides@twosides.org.br

Sobre a Two Sides

Two Sides é uma organização global, sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de celulose, papel, cartão e comunicação impressa. Hoje atua em cinco continentes e 24 países. Two Sides promove a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. Junte-se a nós na luta pela valorização da impressão, do papel e das embalagens de papel, cartão e papelão.
Seja membro de Two Sides Brasil!

Noticias Relacionadas

13 de maio de 2022

Abigraf-RJ marcou presença na Expoprint 2022

Empresários e profissionais do setor gráfico do Rio de Janeiro e representantes da Firjan SENAI visitaram à ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022, realizada de 5 a 9 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Leia mais
13 de maio de 2022

Não perca tempo!!! Participe da 23ª edição do Anuário Brasileiro da Indústria Gráfica

O prazo para participar do 23º Anuário da Indústria Gráfica está se encerrando, basta preencher o formulário e  divulgar o perfil da sua empresa.

Leia mais
13 de maio de 2022

Confira o 5º episódio do Podcast Ondas Impressas – Impressão digital movimenta mercado da decoração

No quinto episódio da terceira temporada do podcast Ondas Impressas, a  jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversaram com Jonathan Tebaldi, empresário de 37 anos que em 2017 fundou a Criativando Wallpapers.

Leia mais