06 de outubro de 2015

Cenário futuro

Durante a 79ª Assembleia da Conlatingraf, os representantes da Drupa, Werner Mathias Dornscheidt e Claus Bolza-Schünemann – respectivamente, CEO da Messe Düssenldorf, organizadora da maior feira mundial de equipamentos gráficos e presidente da edição de 2016 do evento – falaram sobre o encolhimento do mercado gobal de máquinas gráficas, que foi de US$ 1,5 bilhões para US$ 1,2 bilhões. Segundo eles, o evento de 2016 irá focar mercados em ascensão, como ps de impressão digital e 3D.

O diretor comercial da International Paper, Nilson Cardoso, por sua vez, apontou que o mercado papeleiro subiu de 104 milhões de toneladas em 2000 para 105 milhões de toneladas em 2014, mas que havia um importante deslocamento em relação aos tipos de papel mais utilizados e aos mercados, com forte queda nos Estados Unidos e Europa e aumento nos países asiáticos, que hoje respondem por 45% do consumo mundial. Em seguida, vêm Europa (21,4%), Estados Unidos (19,5%) e América Latina (6,2%). Para Cardoso, embora a redução deva ocorrer de modo gradual e constante em todos os países, a tecnologia digital afeta diferentemente produtos e regiões e é na América Latina que estão as maiores oportunidades de crescimento futuro.

Também palestraram no evento o presidente da Indústria Brasileira de Filmes (IBF), Luiz Nei Arias, e o representante da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Gustavo Aishemberg. A campanha mundial Two Sides, em defesa da comunicação impressa, apresentou resultados no continente, onde já conta com adesão de Brasil e Colômbia. E o empresário Mário César de Camargo foi homenageado com o prêmio Benjamin Hurtado, por sua trajetória em favor do setor.

Noticias Relacionadas

11 de agosto de 2022

Abigraf anuncia edição de 30 anos do Prêmio de Excelência Gráfica Fernando Pini; inscrições vão até 15 de setembro

Realizado desde 1991, o Prêmio Pini como é conhecido, consolidou-se como a principal referência do setor gráfico brasileiro e o maior do segmento no mundo.

Leia mais
08 de agosto de 2022

Trilhas formativas da parceria entre Sigep/Abigraf-PR e Fiep tiveram novos cursos

Novos cursos foram realizados recentemente dentro da parceria firmada entre o Sigep/Abigraf-PR e o Sistema Fiep para qualificação da mão de obra no setor gráfico. Em junho, entre os dias 7 e 9, o tema abordado foi Fundamentos da Produção. Nos dias 5 e 6 de julho foi a vez da Aplicação do Planejamento e Controle da Produção.

Leia mais
08 de agosto de 2022

Pregão Eletrônico 294/2022 – CAIXA – Calendários de Mesa 2023

Este Pregão será realizado por meio de sistema eletrônico, pela Internet. O objeto se refere à contratação de empresa prestadora de serviços gráficos para o fornecimento de 3.500.000 (três milhões e quinhentos mil) calendários de mesa CAIXA 2023.

Leia mais