06 de outubro de 2015

Cenário futuro

Durante a 79ª Assembleia da Conlatingraf, os representantes da Drupa, Werner Mathias Dornscheidt e Claus Bolza-Schünemann – respectivamente, CEO da Messe Düssenldorf, organizadora da maior feira mundial de equipamentos gráficos e presidente da edição de 2016 do evento – falaram sobre o encolhimento do mercado gobal de máquinas gráficas, que foi de US$ 1,5 bilhões para US$ 1,2 bilhões. Segundo eles, o evento de 2016 irá focar mercados em ascensão, como ps de impressão digital e 3D.

O diretor comercial da International Paper, Nilson Cardoso, por sua vez, apontou que o mercado papeleiro subiu de 104 milhões de toneladas em 2000 para 105 milhões de toneladas em 2014, mas que havia um importante deslocamento em relação aos tipos de papel mais utilizados e aos mercados, com forte queda nos Estados Unidos e Europa e aumento nos países asiáticos, que hoje respondem por 45% do consumo mundial. Em seguida, vêm Europa (21,4%), Estados Unidos (19,5%) e América Latina (6,2%). Para Cardoso, embora a redução deva ocorrer de modo gradual e constante em todos os países, a tecnologia digital afeta diferentemente produtos e regiões e é na América Latina que estão as maiores oportunidades de crescimento futuro.

Também palestraram no evento o presidente da Indústria Brasileira de Filmes (IBF), Luiz Nei Arias, e o representante da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Gustavo Aishemberg. A campanha mundial Two Sides, em defesa da comunicação impressa, apresentou resultados no continente, onde já conta com adesão de Brasil e Colômbia. E o empresário Mário César de Camargo foi homenageado com o prêmio Benjamin Hurtado, por sua trajetória em favor do setor.

Noticias Relacionadas

27 de outubro de 2022

“O livro que nos une” – o encontro reúne editores, livreiros, distribuidores e gráficos conta com apoio do Sindigraf-sp e Abigraf-SP

O encontro realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL),  começou ontem (26), e reúne os mais importantes editores, livreiros, distribuidores e gráficos do país. A Abigraf-SP e o Sindigraf-SP são patrocinadores do evento.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Analista do mercado reduzem estimativa de inflação em 2022

Os economistas do mercado financeiro reduziram de 5,71% para 5,62% a estimativa de inflação para este ano. Esta foi a 16ª queda seguida da estimativa para a inflação de 2022.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Simples Nacional notifica empresas

Desde o dia 13 de setembro, o Comitê-Gestor do Simples Nacional encaminhou para as microempresas e empresas de pequeno porte notificações com relatório de pendências dos contribuintes junto à Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (débitos inscritos em dívida ativa) e com o Termo de Exclusão do Simples Nacional em caso de não regularização.

Leia mais