06 de outubro de 2015

Cenário futuro

Durante a 79ª Assembleia da Conlatingraf, os representantes da Drupa, Werner Mathias Dornscheidt e Claus Bolza-Schünemann – respectivamente, CEO da Messe Düssenldorf, organizadora da maior feira mundial de equipamentos gráficos e presidente da edição de 2016 do evento – falaram sobre o encolhimento do mercado gobal de máquinas gráficas, que foi de US$ 1,5 bilhões para US$ 1,2 bilhões. Segundo eles, o evento de 2016 irá focar mercados em ascensão, como ps de impressão digital e 3D.

O diretor comercial da International Paper, Nilson Cardoso, por sua vez, apontou que o mercado papeleiro subiu de 104 milhões de toneladas em 2000 para 105 milhões de toneladas em 2014, mas que havia um importante deslocamento em relação aos tipos de papel mais utilizados e aos mercados, com forte queda nos Estados Unidos e Europa e aumento nos países asiáticos, que hoje respondem por 45% do consumo mundial. Em seguida, vêm Europa (21,4%), Estados Unidos (19,5%) e América Latina (6,2%). Para Cardoso, embora a redução deva ocorrer de modo gradual e constante em todos os países, a tecnologia digital afeta diferentemente produtos e regiões e é na América Latina que estão as maiores oportunidades de crescimento futuro.

Também palestraram no evento o presidente da Indústria Brasileira de Filmes (IBF), Luiz Nei Arias, e o representante da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Gustavo Aishemberg. A campanha mundial Two Sides, em defesa da comunicação impressa, apresentou resultados no continente, onde já conta com adesão de Brasil e Colômbia. E o empresário Mário César de Camargo foi homenageado com o prêmio Benjamin Hurtado, por sua trajetória em favor do setor.

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais