15 de agosto de 2016

Ciclo de Gestão SEBRAE

Esqueça a venda de produto. Ofereça experiência. Este foi o mote da palestra de Ivan Hussni, diretor técnico do SEBRAE-SP, na Arena do Conhecimento da Escolar Office Brasil. Diante de um público formado por pequenos empresários do setor de papelaria, o especialista falou sobre os desafios de empreender no Brasil, principalmente no varejo, onde quem dita a regra hoje é o consumidor.

“Além de todos os entraves burocráticos, cargas tributárias e gestão do negócio, o empreendedor varejista precisar estar atento ao novo padrão de comportamento do consumidor, que está mais crítico, informado, conectado, detalhista e preza pela liberdade de poder comprar em qualquer canal”, contextualizou Hussni.

Para adaptar a loja e o atendimento a este cenário, o especialista destacou alguns pontos que foram amplamente abordados na NFR Big Show 2016, maior feira de varejo do mundo. Em primeiro lugar, o consultor do SEBRAE-SP aconselhou os lojistas a humanizarem a marca. De que forma? Contando histórias. “Valorize sua loja mostrando aos clientes como foi a criação da empresa, o quanto você e sua família se dedicam a ela. Isto causa comoção e identificação do consumidor com a marca”, salientou.

Foco no cliente é outra estratégia importante. Observar, conversar e estudar o consumidor garante um atendimento mais personalizado – a principal arma da loja física. “Cative-o e faça de tudo para manter seu cliente satisfeito, e isto não está relacionado ao preço, mas sim a uma experiência agradável e personalizada”, pontuou Hussni.

Esta experiência agradável, de acordo com o especialista, é possível quando a loja oferece atendimento qualificado, serviços que agregam valor e um ambiente dinâmico em recursos visuais, com sinalização adequada, categorização de produtos, iluminação, reposição ágil de produtos, além da limpeza. Parece muita coisa, mas não é. Segundo o especialista, são ações simples, com custo baixo e que trazem retornos significativos. “Basta querer fazer, arriscar, inovar, se informar, se atualizar e repassar conhecimento também para os funcionários”, completou.

Além de clientes mais satisfeitos e fiéis, a profissionalização da loja com a adoção destas práticas aumenta o ticket médio e o volume de compras em cerca de 2,4 vezes.

Fonte: Primeira Página

Noticias Relacionadas

17 de agosto de 2023

Cartão Material Escolar precisa ser ampliado para todo o Brasil

O Cartão Material Escolar foi o principal destaque apresentado pela ABIGRAF na Feira Escolar 2023.

Leia mais
17 de agosto de 2023

Prêmio Excelência em Papelaria reconhece os destaques de 2023

O Presidente da ABIGRAF Nacional, Julião Flaves Gaúna participou do Prêmio Excelência em Papelaria 2023, considerado o Oscar do segmento, e que reconhece e valoriza as papelarias de maior relevância do último ano.

Leia mais
14 de agosto de 2023

Trabalho de atração de associados vem dando resultado no Paraná

Gráfica premiada no Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho prova que trabalho de atração de associados vem dando certo no Sigep/Abigraf-PR.

Leia mais