07 de outubro de 2021

Coluna Bastidores da Indústria Gráfica

CONGRAF – Do linotipo ao offset – meio século fazendo história no setor gráfico

Se hoje em dia não é fácil se manter na indústria gráfica, imagine meio século atrás! Hoje precisamos de tecnologia, mas antes era preciso ser criativo!! Era 1964, ano em que o Brasil teve o governo assumido pelos militares, que Sidney Anversa Victor, foi dispensado do trabalho que exercia em um posto de gasolina. O receio e a necessidade unidos a força de vontade e criatividade, foram a mola propulsora para que Sidney enxergasse uma oportunidade: vender a impressão de cartões de vistas e convites de casamento em frente ao Restaurante Conselheiro na Rua Conselheiro Crispiniano nº 68, no Centro de São Paulo. Foram 8 anos nesse mesmo local até que em 1972 nasceu a CONGRAF EMBALAGENS, da tipologia de chumbo ao offset. “A gente trabalhava numa garagem na Rua Major Diogo, também no centro da cidade, e eu tinha um funcionário que comprava os tipos, das gráficas que estavam fechando na época, e eu pagava por semana, ou seja, meu funcionário me financiava, foi uma época muito boa!”, relembra Sidney.

Aos poucos a gráfica passou a imprimir notas fiscais, papel de carta, cartão de visita e cada vez aumentando mais os pedidos e consequentemente mudando de lugar. A virada do negócio aconteceu em 1975 quando a gráfica comprou 3 máquinas tipográficas e 1 guilhotina Catu. “Nós também fizemos a primeira importação na época, trouxemos uma Heidelberg da Alemanha”, comenta Sidney.

Mas Sidney, porque o nome CONGRAF? “O meu balcão, onde tudo começou, era na Rua Conselheiro Crispiniano, em frente ao “Restaurante e Churrascaria Conselheiro”, e quando saí de lá, aluguei um local Rua Conselheiro Ramalho, esquina com a Conselheiro Carrão. Eu tinha tanto “Conselheiro” na vida que o que hoje é a Congraf o CON é de Conselheiro e GRAF de gráfica”, explica.

Hoje a CONGRAF acumula alguns dos prêmios mais importantes da categoria, entre eles o Prêmio Fernando Pini, Theobaldo Nigris e Embanews. Com investimentos em máquinas de impressão e acabamento e ao longo de todos esses anos a empresa vem gradativamente crescendo, expandindo seu portfólio de serviços e conquistando espaço como referência na produção de embalagens no Brasil e no exterior. “Hoje somos uma gráfica respeitável e sou um apaixonado eterno pelo que faço”, finaliza o empresário.


Como tudo começou!


Onde estamos.

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais