20 de abril de 2023

Confederação Nacional da Indústria divulga a 26ª Nota Econômica – Exportações de bens da indústria de transformação foram recorde em 2022

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou o panorama das exportações brasileiras de bens da indústria de transformação, a Nota Econômica destaca que o desempenho positivo não interrompeu a tendência de concentração das exportações brasileiras.

As exportações da indústria de transformação somaram US$ 181,4 bilhões em 2022, resultado recorde. Esse desempenho positivo foi impulsionado pela alta significativa de 15,5% nos preços dos bens e pelo aumento de 8,7% da quantidade exportada em relação a 2021. Em 2022, as exportações da indústria de transformação também alcançaram a maior quantidade exportada já registrada. Este resultado contribuiu para evitar uma queda ainda maior na produção, que recuou 0,7% em 2022 em relação a 2021.

No entanto, ainda não se pode afirmar que a tendência de perda de participação da indústria de transformação na pauta exportadora tenha se encerrado. Considerando a indústria como um todo, a perda de participação persiste, em razão do desempenho inferior da indústria extrativa. O movimento de comoditização da pauta continua. O setor agropecuário aumentou sua participação em 2022, mantendo a tendência que vigora desde 2007. Em termos de destinos, a América Latina representou 25,9% das exportações de bens da indústria de transformação e 57,8% das vendas externas de bens de consumo duráveis e bens de capital em 2022. Esse protagonismo reforça a importância da região para a indústria brasileira.

Como resultado, a participação da indústria de transformação na pauta de exportações brasileira aumentou depois de cinco anos de queda. No entanto, ainda é cedo para se afirmar que a tendência de perda de participação da indústria de transformação tenha se encerrado. Ademais, considerando a indústria como um todo, a perda de participação persiste, em razão do desempenho inferior da indústria extrativa. O movimento de comoditização da pauta continua. O setor agropecuário mantém a tendência de aumento da participação iniciada em 2007. Confira o estudo completo aqui.

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais