17 de dezembro de 2015

Copagrem fecha o ano em grande estilo

O Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem), que tem coordenação do SINDIGRAF-SP, fechou o ano com reunião em 30 de novembro, na sede da Fiesp. A reunião foi presidida por Fabio Arruda Mortara e contou com exposição do gerente do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, Guilherme Renato Caldo Moreira. Com o tema “Olhando além da crise — O que esperar da economia brasileira para os próximos anos”, ele afirmou que os caminhos escolhidos para promover o crescimento no passado recente agravaram problemas estruturais do país e que a retomada do desenvolvimento não está próxima e será capitaneada por setores que se caracterizam pela grande exportabilidade dos produtos, folha de pagamento alta e cadeia produtiva longa. Em seguida, o presidente do Snel, Marcos Pereira da Veiga, traçou um painel do setor livreiro.

Segundo ele, a percepção reinante de que livro é um produto caro impede o repasse da inflação para o custo final, achantando as margens das editoras. Ele disse ainda que o Brasil possui uma livraria para cada 65 mil habitantes, enquanto o recomendado pela ONU é de uma para cada 10 mil pessoas. O presidente da Abemd, Efraim Kapulski, discorreu sobre o conceito de “Marketing direto ou marketing-diálogo — O marketing orientado por dados e as ameaças da regulação de proteção de dados”. Seguiram-se apresentações dos grupos de trabalho — Valorização da Comunicação Impressa, Competitividade, Sustentabilidade e Tributação e Papel — e distribuição do calendário das de reuniões do Copagrem em 2016, previstas para 21 de março, 13 de junho, 22 de agosto e 7 de novembro. Para finalizar, o ganhador do Oscar Mundial de Mágica de 2014, Marco Zanqueta, surpreendeu os presentes com a palestra motivacional “A arte de sair do lugar comum”.

Noticias Relacionadas

11 de agosto de 2022

Abigraf anuncia edição de 30 anos do Prêmio de Excelência Gráfica Fernando Pini; inscrições vão até 15 de setembro

Realizado desde 1991, o Prêmio Pini como é conhecido, consolidou-se como a principal referência do setor gráfico brasileiro e o maior do segmento no mundo.

Leia mais
08 de agosto de 2022

Trilhas formativas da parceria entre Sigep/Abigraf-PR e Fiep tiveram novos cursos

Novos cursos foram realizados recentemente dentro da parceria firmada entre o Sigep/Abigraf-PR e o Sistema Fiep para qualificação da mão de obra no setor gráfico. Em junho, entre os dias 7 e 9, o tema abordado foi Fundamentos da Produção. Nos dias 5 e 6 de julho foi a vez da Aplicação do Planejamento e Controle da Produção.

Leia mais
08 de agosto de 2022

Pregão Eletrônico 294/2022 – CAIXA – Calendários de Mesa 2023

Este Pregão será realizado por meio de sistema eletrônico, pela Internet. O objeto se refere à contratação de empresa prestadora de serviços gráficos para o fornecimento de 3.500.000 (três milhões e quinhentos mil) calendários de mesa CAIXA 2023.

Leia mais