30 de março de 2016

Copagrem

No dia 21 de março foi realizada a primeira reunião do ano do Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem). Com abertura do coordenador Fabio Arruda Mortara, o encontro tratou de diferentes temas de interesse das entidades que o compõem o Comitê.

“Design Thinking, as agências de propaganda repensando seu modelo”, foi o módulo apresentado por Alexis Plagiarino, superintendente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).

Em seguida, Pedro Villas Boas, consultor da Associação Nacional dos Aparistas de Papel (Anap), apresentou o painel “Falta de papel para reciclagem – impactos no setor”. De acordo com ele, o preço das aparas brancas, que apresentou um aumento de 54% no ano passado, devem estabilizar-se esse ano.

A coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Legislativos (NAL) da Fiesp, a advogada Alessandra Mota, atualizou os participantes sobre os projetos prioritários para a indústria, entre eles a fixação da alíquota do ISS em 2% e a concessão de incentivos ficais para a impressão de livros.

Guilherme Renato Caldo Moreira, gerente do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp (Depecon), falou sobre e cenário econômico para 2016, comentando que melhoras na conjuntura nacional somente deverão ser percebidas a partir de 2017.

Finalmente, Sheila Brabo, responsável de Design do Senai-SP; e Camila Christine Tomás, designer do Escola Senai Theobaldo De Nigris, falaram sobre o design aliado ao branding como um importante diferencial competitivo. Para o setor gráfico, surgem oportunidades de agregar valor a todo um conjunto de impressos, que inclui material de papelaria e de ponto de venda, sinalização externa, entre outros itens.

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais