30 de março de 2016

Copagrem

No dia 21 de março foi realizada a primeira reunião do ano do Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem). Com abertura do coordenador Fabio Arruda Mortara, o encontro tratou de diferentes temas de interesse das entidades que o compõem o Comitê.

“Design Thinking, as agências de propaganda repensando seu modelo”, foi o módulo apresentado por Alexis Plagiarino, superintendente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).

Em seguida, Pedro Villas Boas, consultor da Associação Nacional dos Aparistas de Papel (Anap), apresentou o painel “Falta de papel para reciclagem – impactos no setor”. De acordo com ele, o preço das aparas brancas, que apresentou um aumento de 54% no ano passado, devem estabilizar-se esse ano.

A coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Legislativos (NAL) da Fiesp, a advogada Alessandra Mota, atualizou os participantes sobre os projetos prioritários para a indústria, entre eles a fixação da alíquota do ISS em 2% e a concessão de incentivos ficais para a impressão de livros.

Guilherme Renato Caldo Moreira, gerente do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp (Depecon), falou sobre e cenário econômico para 2016, comentando que melhoras na conjuntura nacional somente deverão ser percebidas a partir de 2017.

Finalmente, Sheila Brabo, responsável de Design do Senai-SP; e Camila Christine Tomás, designer do Escola Senai Theobaldo De Nigris, falaram sobre o design aliado ao branding como um importante diferencial competitivo. Para o setor gráfico, surgem oportunidades de agregar valor a todo um conjunto de impressos, que inclui material de papelaria e de ponto de venda, sinalização externa, entre outros itens.

Noticias Relacionadas

30 de junho de 2022

Encontro Nacional da Indústria discute desafios do setor para a próxima década

A 13ª edição Confederação Nacional da Indústria (CNI), teve como tema "O desafio da década: construindo o Mapa Estratégico da Indústria 2023-2033”.

Leia mais
30 de junho de 2022

Produção da indústria gráfica cresceu 7,8%

A produção da indústria gráfica encerrou 2021 com aumento de 7,8% em relação a 2020, como mostra o Boletim de Atividade Industrial, Abigraf Nacional

Leia mais
30 de junho de 2022

ABIGRAF-RJ participa de palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro

A Associação Comercial do Rio de Janeiro recebeu, no dia 8 de junho, em sua sede, o Presidente Jair Bolsonaro, para uma palestra com empresários, dirigentes de entidades

Leia mais