16 de novembro de 2021

E por falar em biblioteca, vem aí a Bienal Internacional do Livro!

Em 2022, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo completará 52 anos. Uma data a ser comemorada! Em 2020, data do seu cinquentenário, por causa da pandemia de Covid-19, não pôde ser realizada, mas agora já podemos comemorar!

Marcada para 02 a 10 de julho de 2022, a Bienal confirmou que Portugal será o país “convidado de honra” do evento. A assinatura do acordo ocorreu em 31 de julho no Consulado Geral de Portugal em São Paulo e contou com a participação de Vitor Tavares, Presidente da CBL e Luís Faro Ramos, Embaixador de Portugal em Brasília. “Ter Portugal como país convidado de honra na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, além de ser um privilégio, acontece em um momento muito especial. O ano de 2022 é o bicentenário da independência do Brasil, então temos muito o que celebrar juntos”, explica Tavares.

A cerimônia foi presenciada, entre outras individualidades, pelo Presidente da República Portuguesa, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Nascimento, a Diretora Executiva da CBL, Fernanda Gomes Garcia, e a gerente de Relações Internacionais, Fernanda Dantas.

Anúncio

A participação de Portugal na BILSP resulta do convite da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e tem como objetivo fortalecer a presença portuguesa no mercado editorial latino-americano, especialmente no Brasil, bem como ampliar a exportação de livros e direitos autorais entre Brasil e Portugal.

O país homenageado terá um pavilhão próprio, onde será desenvolvida uma programação literária, cultural, turística e de negócios, que possibilitará o intercâmbio entre escritores, editores e público em geral.

A participação de Portugal na Bienal de São Paulo tem ainda o objetivo de estreitar as relações e promover a cultura do convidado junto das mais de 600 mil pessoas que visitam este evento, que reúne editoras, livrarias, distribuidoras e outros profissionais do livro.

Noticias Relacionadas

16 de janeiro de 2023

Posse da nova diretoria Abigraf-SP

A Abigraf-SP realizou em 8 de dezembro de 2022 a cerimônia de posse das Diretorias Executiva e Seccionais e do Conselho Fiscal, eleitas para o triênio 2022-2025.

Leia mais
16 de janeiro de 2023

Reunião de encerramento do COPAGREM

A Abigraf Nacional, Abigraf-SP e o Sindigraf-SP estiveram presentes na última Reunião Plenária do COPAGREM de 2022, presidida pelo Dr. Levi Ceregato, a reunião aconteceu, no dia 8 de dezembro, na sede da FIESP.

Leia mais
16 de janeiro de 2023

Jornada de Transformação Digital

A Jornada de Transformação Digital é um programa criado pela FIESP, pelo CIESP, SENAI-SP e Sebrae-SP com capacidade para contemplar 40 mil micro, pequenas e médias indústrias.

Leia mais