16 de dezembro de 2020

Eleições movimentam gráficas e faturamento aumenta

3ª Pesquisa da ABIGRAF sobre os impactos da pandemia revela clima de otimismo no setor gráfico, mesmo com insumos cada vez mais caros, que prejudicam retomada consistente dos negócios.

A terceira pesquisa ABIGRAF sobre os impactos da pandemia nos negócios revela que as eleições desse ano foram um alento para boa parte das empresas: 51% das gráficas do país produziram materiais de campanha e 33,4% delas registraram aumentos superiores a 30% no faturamento.

O otimismo dos gráficos com a retomada da economia também merece destaque: 70% das empresas esperam ter faturamento maior do que em 2020, mesmo com 34,2% delas registrando queda nos negócios entre 60 e 70% em 2020, se comparado com o faturamento em 2019.

A venda de produtos gráficos pela internet, que já fazia parte do portfólio de 27% das empresas, cresceu 14%. Enquanto isso, 35% das empresas pretendem aderir ao e-commerce em breve, contra 24% de gráficas que não vão adotar esse modelo de vendas.

A capacidade de produção das empresas gráficas brasileiras é bem maior do que a atual demanda: 68% das empresas estão com equipamentos ociosos e podem aumentar a produção.

Para o presidente da ABIGRAF, Levi Ceregato, o clima de otimismo se justifica porque em 2021, sem eleições, o Congresso deve acelerar a aprovação das reformas e o foco será em solucionar os problemas do país. “O dado mais positivo da pesquisa é em relação ao emprego, porque 53% das empresas não demitiram ninguém e apenas 20% das empresas que demitiram ainda não recontrataram, mas esperam fazê-lo em 2021. Estamos preparados para crescer e temos criatividade e poder de inovação para isso”, afirma Ceregato, que lamenta o aumento médio de 20% nos preços dos insumos gráficos, relatado por 96% das empresas do setor.

Seguindo a tendência das duas primeiras pesquisas, 33% das gráficas incorporaram novos segmentos e conseguiram manter os negócios ativos. Embalagens em geral (principalmente para e-commerce), rótulos e etiquetas e serviços digitais para empresas foram os segmentos preferidos dos empresários).

Para ter acesso ao resultado completo da pesquisa, clique aqui.

Noticias Relacionadas

15 de maio de 2023

Conectividade da indústria será responsável por 6,5% de incremento na receita do mercado de IoT em 2023

Em todo o mundo, a perspectiva é que a base total de dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT) some 30,9 bilhões de unidades integradas até 2025. O número representa um salto marcante na comparação com os 13,8 bilhões de […]

Leia mais
15 de maio de 2023

16º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica está com inscrições abertas até 31/05

Após 3 anos de espera, devido à pandemia da Covid-19, o Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica está de volta e com muitas novidades! Promovida pela Abigraf-RS, a 16ª edição do concurso conta com mais de 60 categorias e 15 segmentos. São muitas chances de troféus, inclusive com novos tipos de produtos na disputa, como é o caso de Livros.

Leia mais
15 de maio de 2023

Associado SIGRAF/ABIGRAF-RJ visitam a Future Print

O Sistema SIGRAF/ABIGRAF-RJ em parceria com o FIRJAN levará seus associados no dia 14/07 para visitar a Feira Future Print 2023, sediada em São Paulo. O associado terá direito a locomoção em ônibus com 40 lugares, estadia em quarto duplo com direito a café da manhã, totalmente gratuitos, retorno dia 15/7.

Leia mais