19 de fevereiro de 2021

Embalagens e o meio ambiente: empresas inovam durante pandemia de Covid-19

Inovação foi um dos temas mais buscados pelas empresas no intuito de diminuir os impactos causados pela Covid-19. Muitas delas foram afetadas e inovar virou sinônimo de sobrevivência.

Através de uma sinergia com outra empresa do mesmo grupo, a Forest Paper criou o papel GreenKraft. Este produto é proveniente da reciclagem de embalagens cartonadas. Para quem não conhece, as embalagens cartonadas são formadas por multicamadas de papel cartão, folha de alumínio e plástico (polietileno). São aquelas caixas de leite ou de suco também conhecidas como longa vida.

A outra empresa do grupo, a Revita, é especializada na reciclagem destas embalagens. Posicionada como uma empresa de soluções ambientais, a Revita é uma recicladora empenhada na melhoria da sua tecnologia em apoio ao meio ambiente.

O papel normalmente é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose e é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada. Mas então, como é feito este papel kraft?

A Revita recicla estas embalagens cartonadas e obtém deste processo a celulose nomeada Revitacel. Desta celulose a Forest Paper produz o GreenKraft. O GreenKraft foi desenvolvido nos princípios do Design Circular e faz parte da chamada Economia Circular.

O diferencial da Economia Circular é que ela faz com que algo que seria considerado lixo, seja reaproveitado em um modelo circular. Ao invés de extrair, produzir e descartar (economia linear), nós produzimos, utilizamos e reciclamos.

Este produto criado pela Forest também foi pensado na ação e prática dos 3 Rs da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e sua aplicação é diversa. No site da empresa, https://www.forestpaper.com.br/greenkraft/, encontram-se os exemplos do que pode ser feito com o GreenKraft.

Sacos e sacolas fazem parte destes exemplos. Outras empresas utilizam o papel kraft para produzir estes mesmos sacos e sacolas. Por que não utilizar um kraft sustentável nesta produção? A Revita criou cadernos e calendários feitos totalmente com o GreenKraft, outro exemplo da sua aplicabilidade.

Para o mercado de delivery, por exemplo, este produto se encaixaria perfeitamente. Este segmento teve um grande crescimento em 2020. Antes o que era tido como opção se tornou uma necessidade.

Segundo o site Statista, portal on-line de estatísticas, os consumidores fizeram com que os aplicativos de delivery dessem um salto. Em 6 de março de 2020 o download de apps de delivery, incluindo os de comida, cresceu mais de 120% se comparado à mesma data em 2019 no país. Em 2017, 47% dos usuários de smartphone afirmaram usar aplicativos para pedir comida. Esse número aumentou para 72% em 2020.

A combinação do delivery com uma embalagem sustentável faz todo o sentindo. Este é apenas um exemplo de como a inovação combinada com o meio ambiente é necessária para os anos que estão por vir.

Para mais informações sobre este produto e as empresas:

www.forestpaper.com.br
revita.ind.br

+55 (11) 3849-5300 ou WhatsApp: +55 (11) 99968-3766

Noticias Relacionadas

17 de agosto de 2023

Cartão Material Escolar precisa ser ampliado para todo o Brasil

O Cartão Material Escolar foi o principal destaque apresentado pela ABIGRAF na Feira Escolar 2023.

Leia mais
17 de agosto de 2023

Prêmio Excelência em Papelaria reconhece os destaques de 2023

O Presidente da ABIGRAF Nacional, Julião Flaves Gaúna participou do Prêmio Excelência em Papelaria 2023, considerado o Oscar do segmento, e que reconhece e valoriza as papelarias de maior relevância do último ano.

Leia mais
14 de agosto de 2023

Trabalho de atração de associados vem dando resultado no Paraná

Gráfica premiada no Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho prova que trabalho de atração de associados vem dando certo no Sigep/Abigraf-PR.

Leia mais