19 de fevereiro de 2021

Entrevista com o novo diretor comercial da PROLAM realizada por sua assessoria de imprensa

Em entrevista para a assessoria de imprensa da Prolam, Marcelo Tiepo, o novo diretor comercial da PROLAM, trouxe uma perspectiva muito interessante para o Mercado Gráfico e para o futuro da PROLAM.

Abaixo a entrevista na íntegra.

PROLAM: Marcelo, conte um pouco sobre a sua trajetória dentro da Prolam até chegar ao cargo de Diretor Comercial?

Marcelo: Em 1995, eu já estava há 10 anos na Rhodia (empresa de materiais avançados e especialidades químicas), trabalhava na área financeira e foi lá que conheci o Marcos (Marcello). Nesta época, ele e o Sergio (Bonotto) estavam montando a SB2M e me convidaram para assumir a gerência financeira. A Prolam ainda não existia nesta época. A SB2M começou com um produto e aos poucos foi crescendo com o desenvolvimento de novos produtos.
Três ou quatro anos depois, iniciei na área comercial e montei uma empresa de representação para, juntamente com o Sergio, atender alguns clientes. Neste período a marca Prolam já estava no mercado com a termolaminação gráfica.

Depois de algum tempo como representante, recebi o convite para assumir a gerência comercial, já da Prolam, e liderar a equipe montada para podermos atingir os novos objetivos traçados. Agora em 2020, a Prolam foi adquirida pela I2L (Fundo de Investimentos) e o Luca (Morando), que assumiu como novo CEO, me convidou para assumir a diretoria comercial e liderar os grandes objetivos de crescimento e investimentos que serão realizados.

PROLAM:Falando sobre mercado, com o cenário atual, qual a sua visão do mercado gráfico no Brasil atualmente?

Marcelo: O Mercado como um todo sofreu muito neste ano. O mercado gráfico já vem sofrendo há algum tempo com as novas tecnologias e com os maiores investimentos na internet. O promocional (mercado promocional) foi o que mais sentiu este impacto.

No ano passado (2019), tivemos uma virada boa e em 2020 a pandemia trouxe uma queda brusca em meados de março e abril. Felizmente tivemos uma rápida recuperação a partir dos meses de junho e julho e já em agosto conseguimos voltar ao patamar pré-COVID.

Em setembro com a entrada do Fundo, houve uma injeção de capital e, principalmente, de ânimo para todos e trouxe uma oportunidade crescimento.

P: Sendo assim, na sua visão, quais os principais desafios da PROLAM nos próximos anos?
M: Falando ainda de 2020, tivemos um grande desafio que foi manter o mercado abastecido e não deixar faltar material para todos nossos clientes. Este (desafio) posso dizer que conseguimos superar. Mantivemos o mercado abastecido e com produto para atender todas as demandas.

Como falei anteriormente, o mercado sofreu muito, mas a perspectiva 2021 é boa. Queremos nos manter na liderança de mercado e trazer novidades para nossos clientes, com produtos que trarão uma nova gama de oportunidades.
Traçamos um plano muito interessante e agressivo para os próximos 5 anos. Com a entrada da I2L, além de uma nova linha em Manaus, para aumentar nossa produção, prevemos também novos investimentos em outras empresas, assim como feito recentemente com a Coverflex (Empresa que passa a fazer parte do Grupo a partir de 2021).

Com isso, vamos buscar aumentar nossa participação no nosso mercado e ainda desenvolver novos produtos e investir em novos mercados.

P: Com os seus anos de experiência, quais os novos objetivos estratégicos da PROLAM?
M: Com o planejamento montado, estamos implantando nossa segunda linha e ela estará ativa a partir de janeiro. Conseguiremos aumentar de início nossa produção em torno de 50%. Com o capital investido, e uma reorganização de alguns setores, estamos desenvolvendo novos produtos para a linha de embalagens e queremos atender melhor nossos clientes nacionais e expandir o nosso mercado sul-americano.

P: O que podemos esperar da empresa daqui para a frente?
M: Sem dúvida, coisas boas! Já tínhamos uma visão de futuro diferenciada desde a criação da empresa, que foi projetada visando o futuro do mercado, sem permitir que ficássemos parados, e agora entramos em 2021 com o desafio de alavancagem de faturamento e trazer novidades para o mercado.
Sabemos que os próximos anos serão desafiadores e de muito trabalho, mas também sabemos que a equipe da Prolam é muito competente e levará a empresa a colher os frutos.

P: Quais os destaques na termolaminação para 2021?
M: Será um ano de grande investimento. Buscaremos a valorização de impressos como um todo. Já existe um trabalho muito sólido com gráficas e editoras que agrega bastante no desenvolvimento de novos produtos.

Temos o Prolam Prata, Prolam Soft Touch e o Prolam Scuff Free que são especialidades que vem crescendo muito nesse mercado e ainda queremos investir no crescimento da laminação para o mercado de embalagens, tanto com as laminações especiais quanto com as commodities.

Consigo ver um ano de recuperação do mercado como um todo e acredito que teremos boas notícias até o final dele.

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais