01 de abril de 2015

Especial ExpoPrint Digital 2015

Indústrias gráficas de todo o país prestigiaram o evento

Entre os dias 18 e 21 de março, empresários gráficos de todas as regiões do país integraram as inúmeras caravanas organizadas pelas regionais da ABIGRAF para visitar e conhecer as novidades da ExpoPrint Digital Latin America, a maior feira de impressão digital do continente. A feira, que teve lugar no Expo Center Norte, na capital paulista, foi realizada pela Afeigraf – Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica, com organização da APS Feiras & Eventos e apoio da ABIGRAF Nacional, ABTG, ABIGRAF-SP e do SINDIGRAF-SP, que participaram com estande próprio, compartilhado com a campanha Two Sides Brasil e Imprint.

A forte adesão da indústria gráfica não surpreendeu o presidente da ABIGRAF Nacional, Levi Ceregato: “Formamos um setor fortemente competitivo, sempre em busca de inovação e avanços tecnológicos. O parque gráfico brasileiro iguala-se aos melhores do mundo e o empresário gráfico nacional está consciente do grande desafio que é a reconquista da competitividade do setor. Temos que nos espelhar em países como os Estados Unidos, onde a indústria gráfica não trava suas batalhas por preço, mas, sim, pelo investimento em diferenciais que tornam seus produtos altamente desejáveis”, declarou ele.

Também para Alexandre Keese, diretor da APS Feiras, a presença maciça do setor evidenciou que a indústria gráfica vive um novo momento “Com equipamentos de impressão digital, o empresário pode buscar mercados antes inalcançáveis, como os trabalhos com baixas tiragens, dados variáveis e rótulos e impressão sob demanda. Avaliamos a feira como de grande valia para a indústria gráfica ”, comentou Keese.

Confira o que pensam algumas regionais da ABIGRAF que passaram por ali. Clique aqui e confira as fotos da feira.

Boas surpresas

Os associados da Seccional Bauru da ABIGRAF-SP surpreenderam-se com a diversidade de alternativas e novidades apresentadas pelos expositores para impressão nos mais diferentes tipos de suportes. “As reproduções, com ótimas definições, e a inserção de dados variáveis foram os destaques dessa edição da ExpoPrint Digital, assim como as inovadoras opções de acabamento, que valorizam ainda mais os materiais impressos”, afirmou o presidente da Seccional, Ricardo Carrijo.

Atentos a novas oportunidades de mercado

Os empresários gráficos da Seccional de Ribeirão Preto da ABIGRAF-SP compareceram em caravana para conhecer de perto as novas tecnologias e oportunidades de mercado. “A Expoprint trouxe novidades que atualizam as empresas para as novas exigências do mercado” afirmou o presidente da Seccional, Fabio Sarje.

Ampliando conhecimentos

A ABIGRAF-DF e o Sindigraf-DF, com apoio do Senai local, organizaram uma caravana com 40 empresários gráficos. O objetivo principal da visita foi a ampliação dos conhecimentos técnicos relativos aos processos de impressão digital, além da aproximação fornecedores e empresários de outras localidades do país. Na visão dos empresários do Distrito Federal, a missão serviu ainda para adicionar informações importantes ao planejamento estratégico das suas gráficas. “Foi muito produtivo. Vimos, na prática, a importância dessas tecnologias no processo produtivo”, disse o presidente da Regional, João Batista Alves dos Santos.

Expectativas confirmadas

A caravana organizada pela ABIGRAF-MG e o Sigemg reuniu 56 integrantes, entre empresários gráficos e representantes de fornecedores. Seu objetivo foi conferir as novidades e, segundo os organizadores, a expectativa se cumpriu graças à excelente estrutura da feira. Como saldo, os industriais gráficos mineiros constataram que o conjunto de serviços e produtos mostrados confirmou a importância da tecnologia digital para o novo mercado de impressão gráfica.

Enriquecimento pessoal e profissional

O sistema ABIGRAF-MS e Sindigraf-MS organizou uma caravana com 38 empresários, de oito municípios do Mato Grosso do Sul. “Ações como essa oportunizam momentos ímpares de enriquecimento pessoal e profissional, tanto pelo acesso aos avanços tecnológicos, quanto pela troca de informações e estreitamento dos laços”, avalia o presidente da Regional, Julião Flaves Gaúna. Outros ganhos apontados pelos empresários foram a possibilidade de se atualizar em relação ao mercado e de estabelecer um relacionamento mais próximo com fornecedores de produtos e serviços, geralmente muito distantes e inacessíveis para as gráficas locais.

Para uma ação mais criativa

A ABIGRAF-RS levou em sua caravana 40 empresários de 27 gráficas do estado. Seu objetivo foi colocar o empresariado gaúcho em contato com o que há de mais atual no mercado. “É um momento para buscar maior criatividade e inovação para o mercado gaúcho”, afirma o presidente da instituição, Ângelo Garbarski.

Uma vitrine de tendências

A ABIGRAF-SC promoveu duas caravanas, reunindo 51 empresários. De acordo com seu presidente, Cidnei Luiz Barozzi, as feiras são extremamente necessárias para dar a conhecer as novidades ao setor. “A ExpoPrint colocou na vitrine as tendências do mundo digital para os empresários gráficos. Agora, cabe às empresas fazerem suas opções e investimentos”, diz ele.

Noticias Relacionadas

17 de agosto de 2023

Cartão Material Escolar precisa ser ampliado para todo o Brasil

O Cartão Material Escolar foi o principal destaque apresentado pela ABIGRAF na Feira Escolar 2023.

Leia mais
17 de agosto de 2023

Prêmio Excelência em Papelaria reconhece os destaques de 2023

O Presidente da ABIGRAF Nacional, Julião Flaves Gaúna participou do Prêmio Excelência em Papelaria 2023, considerado o Oscar do segmento, e que reconhece e valoriza as papelarias de maior relevância do último ano.

Leia mais
14 de agosto de 2023

Trabalho de atração de associados vem dando resultado no Paraná

Gráfica premiada no Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho prova que trabalho de atração de associados vem dando certo no Sigep/Abigraf-PR.

Leia mais