27 de maio de 2021

Gráficos e escritores do Brasil e de Portugal debatem as diferenças da leitura em papel ou digital

Webinar realizada pela Cavaleiros de Gutenberg teve apoio da APIGRAF, ABIGRAF e participação de Carlos Di Giorgio e João Scortecci.

(Via APIGRAF)

O que retemos quando lemos em papel e em digital? Os nativos digitais leem melhor em digital que os seus pais? Que impacto tem o suporte papel/digital na educação, na disseminação de “fake news” ou no volume do que lemos? Estas são algumas das questões que foram debatidas no webinar “A leitura em suporte papel e digital”, que a Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona promoveu em março.

Inspirado na “Declaração de Stavanger” (clique aqui e selecione “português” para ter acesso à integra do documento), o debate buscou apresentar as perspectivas portuguesa e brasileira pela visão dos escritores Rui Zink e João Scortecci e dos presidentes de quatro organizações que conhecem bem os temas da leitura: Carlos Di Giorgio (ABIGRAF NACIONAL), João Alvim (APEL), Lopes de Castro (APIGRAF) e João Palmeiro (APIMPRENSA).

A Declaração de Stavanger é uma extensa pesquisa de quatro anos realizada por um grupo de 200 acadêmicos e investigadores de toda a Europa que estudam a leitura, a edição de texto e as características comuns entre os leitores e os impactos da digitalização nas práticas de leitura. O documento é considerado fundamental para compreender porque a leitura em papel é insubstituível.

Noticias Relacionadas

16 de janeiro de 2023

Posse da nova diretoria Abigraf-SP

A Abigraf-SP realizou em 8 de dezembro de 2022 a cerimônia de posse das Diretorias Executiva e Seccionais e do Conselho Fiscal, eleitas para o triênio 2022-2025.

Leia mais
16 de janeiro de 2023

Reunião de encerramento do COPAGREM

A Abigraf Nacional, Abigraf-SP e o Sindigraf-SP estiveram presentes na última Reunião Plenária do COPAGREM de 2022, presidida pelo Dr. Levi Ceregato, a reunião aconteceu, no dia 8 de dezembro, na sede da FIESP.

Leia mais
16 de janeiro de 2023

Jornada de Transformação Digital

A Jornada de Transformação Digital é um programa criado pela FIESP, pelo CIESP, SENAI-SP e Sebrae-SP com capacidade para contemplar 40 mil micro, pequenas e médias indústrias.

Leia mais