27 de maio de 2021

Gráficos e escritores do Brasil e de Portugal debatem as diferenças da leitura em papel ou digital

Webinar realizada pela Cavaleiros de Gutenberg teve apoio da APIGRAF, ABIGRAF e participação de Carlos Di Giorgio e João Scortecci.

(Via APIGRAF)

O que retemos quando lemos em papel e em digital? Os nativos digitais leem melhor em digital que os seus pais? Que impacto tem o suporte papel/digital na educação, na disseminação de “fake news” ou no volume do que lemos? Estas são algumas das questões que foram debatidas no webinar “A leitura em suporte papel e digital”, que a Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona promoveu em março.

Inspirado na “Declaração de Stavanger” (clique aqui e selecione “português” para ter acesso à integra do documento), o debate buscou apresentar as perspectivas portuguesa e brasileira pela visão dos escritores Rui Zink e João Scortecci e dos presidentes de quatro organizações que conhecem bem os temas da leitura: Carlos Di Giorgio (ABIGRAF NACIONAL), João Alvim (APEL), Lopes de Castro (APIGRAF) e João Palmeiro (APIMPRENSA).

A Declaração de Stavanger é uma extensa pesquisa de quatro anos realizada por um grupo de 200 acadêmicos e investigadores de toda a Europa que estudam a leitura, a edição de texto e as características comuns entre os leitores e os impactos da digitalização nas práticas de leitura. O documento é considerado fundamental para compreender porque a leitura em papel é insubstituível.

Noticias Relacionadas

28 de setembro de 2022

Começa na próxima semana: Curso Gestão Positiva de Pessoas Gerando Resultado

Anote em sua agenda, na próxima semana tem novo curso da ABITEC, Gestão Positiva de Pessoas Gerando Resultado, com Cristina Simões.

Leia mais
26 de setembro de 2022

“O livro que nos une” – Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos

Nos dias 26, 27 e 28 de outubro acontecerá o evento “O livro que nos une", no Hotel Royal Palm, em Campinas.

Leia mais
26 de setembro de 2022

Live – Como reduzir encargos e custos trabalhistas?

Amanhã (27/9), às 10h30, o Sindigraf promove encontro com Vicente Sevilha Junior, para  debater as formas mais modernas e inteligentes de contratar.

Leia mais