27 de maio de 2021

Hubergroup participa do desenvolvimento da primeira embalagem biocompostável para vegetais higienizados

De um lado um produtor de alimentos intrinsicamente comprometido com a saúde e o bem-estar do consumidor. Do outro um especialista em embalagens flexíveis e seu fornecedor de tintas para impressão, duas empresas que também levam muito a sério o compromisso com a sustentabilidade. Da união dessas três pontas acaba de nascer a primeira embalagem brasileira 100% biodegradável para vegetais higienizados. Impressa em filme biocompostável (biodegradável + compostável), a novidade já está nas gôndolas dos supermercados.

A ideia partiu do desejo do Grupo Campanha de inovar nas embalagens, enfatizando o alinhamento com as melhores práticas ambientais. “Hoje, todas as grandes empresas têm, ou pelo menos deveriam ter, a responsabilidade de produzir sem afetar as gerações futuras”, comenta Jackson Monteiro, gerente de produção do Grupo Campanha. “No nosso caso, esse comprometimento começa no campo, no plantio, e vai até o descarte de nossas embalagens, que agora contam com um diferencial importante.”

O destaque da nova embalagem é a compostagem: o produto se degrada, transformando-se em húmus de alto valor nutricional. Para isso foi preciso unir matérias-primas alinhadas ao conceito da economia circular (cradle to cradle). A embalagem utiliza filme transparente à base de celulose e distribuído no Brasil pelo Grupo FR Embalagens, sendo impressa com tinta da Hubergroup com certificação Cradle to Cradle.

Para a utilização do novo filme, combinado à tinta Gecko Frontal Eco, foi preciso uma série de testes, envolvendo inclusive o laboratório da Huber na Itália, visando a definição exata da quantidade de tinta a ser aplicada sobre o material, garantindo a rápida compostagem. “Em função disso, propusemos ajustes de design para que tivéssemos o mínimo de tinta possível sobre o filme”, conta Carolina Delavald, responsável pelo projeto no departamento comercial da Hubergroup Brasil. Cumprindo as exigências do cliente, a composição da tinta foi avaliada e certificada por organismo internacional como produto compostável domesticamente.

Para o hubergroup, pensar na sustentbilidade é um papel diário e uma grande responsabilidade perante a humanidade e a natureza.

A empresa trabalha pensando sempre em formas de poupar recursos, produzindo produtos sustentáveis e apoiando seus clientes em suas medidas de sustentabilidade.

Para o hubergroup, sustentabilidade não se trata apenas de oferecer aos clientes alguns produtos com conceito ecológico, se trata de uma mudança real de postura da empresa, seus colaboradores e produtos. Por isso a sustentabilidade faz parte dos valores da empresa e está incluída no sistema de gerenciamento global (CMS) e no código de conduta do hubergroup.

Noticias Relacionadas

27 de maio de 2022

Saiba mais sobre o Flexo & Labels no podcast Ondas Impressas

Em mais um episódio da Série Parcerias, no sétimo programa da terceira temporada do podcast Ondas Impressas, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa discutem as demandas do segmento de rótulos e etiquetas à luz da Flexo & Labels 2022, feira totalmente focada nesse setor.

Leia mais
27 de maio de 2022

Suspensão da liminar sobre IPI na Zona Franca de Manaus

Por ocasião do julgamento da Medida Cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 7.153 (ADI-MC nº 7.153)  o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes concedeu medida cautelar (clique aqui) que suspende os efeitos dos Decretos que reduziam as alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Leia mais
27 de maio de 2022

Redução de 10% das alíquotas do imposto de importação

Foi publicada a Resolução GECEX nº 353 / 2022, que em seu anexo único altera a Resolução GECEX nº 272 / 2021, concedendo a redução temporária das alíquotas do Imposto de Importação até 31/12/2023.  O governo federal decidiu reduzir em mais 10% as alíquotas do Imposto de Importação sobre 6.195 códigos tarifários da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

Leia mais