26 de setembro de 2022

IAE-Findes: Economia do ES cresce 3% no segundo trimestre de 2022

A economia capixaba cresceu 3% no segundo trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com Indicador de Atividade Econômica (IAE) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). A alta foi impulsionada pelo bom desempenho dos setores de serviços e agronegócio.

A melhora na geração de empregos vem impactando todo o país. No segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021, o PIB nacional cresceu 3,2%, de acordo com o IBGE. O número foi resultado da performance dos setores de serviços (4,5%), indústria (1,9%) e agropecuária (-2,5%).

Desempenho dos setores

Na comparação entre o segundo trimestre de 2022 com o mesmo período do ano anterior, podemos destacar o bom desempenho do setor de serviços (5,9%), que cresceu pelo sétimo trimestre consecutivo. Sozinho, ele corresponde a 58,4% da economia capixaba.

Entre as atividades desenvolvidas pelo setor, a indústria registrou queda de 3,5%, explicada, principalmente, pelo cenário global. O recuo da indústria deve-se ao desempenho da indústria extrativa (-11,9%) e de transformação (-1,5%), que tiveram resultados negativos, enquanto energia e saneamento (8,7%) e construção (5,2%) cresceram no mesmo período.

No recorte da indústria da transformação, houve alta na fabricação de papel e celulose (18,5%) e na produção de alimentos (5,2%). Por outro lado, minerais não metálicos (-7,2%) e metalurgia (-5,6%) tiveram desempenho negativo.

Confira aqui a pesquisa completa.

Noticias Relacionadas

07 de março de 2023

Encontro discute a importância da bula impressa

Diretor executivo do ProconSP, o advogado e mestre em Direito Dr. Filipe Ferreira recebeu, na tarde desta terça-feira, 14 de fevereiro, o gerente geral da Abigraf

Leia mais
03 de março de 2023

Abigraf-SP marca presença na posse da nova diretoria da CBL

Na última terça-feira (28), foi eleita a nova presidente da Câmara Brasileira do Livro, Sevani Matos, juntamente com a nova diretoria que irá compor o biênio 2023-2025.

Leia mais
03 de março de 2023

Já conhece o Comitê Brasileiro de Normalização Setorial de Tecnologia Gráfica (CB27) ?

Com o objetivo de  promover a inovação, suporte técnico e a capacitação setorial, a Abigraf Nacional assume a coordenação e secretaria do Comitê Brasileiro de Normalização Setorial de Tecnologia Gráfica (CB-27), atuando na elaboração e revisão das normas técnicas do nosso setor.

Leia mais