26 de setembro de 2022

IAE-Findes: Economia do ES cresce 3% no segundo trimestre de 2022

A economia capixaba cresceu 3% no segundo trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com Indicador de Atividade Econômica (IAE) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). A alta foi impulsionada pelo bom desempenho dos setores de serviços e agronegócio.

A melhora na geração de empregos vem impactando todo o país. No segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021, o PIB nacional cresceu 3,2%, de acordo com o IBGE. O número foi resultado da performance dos setores de serviços (4,5%), indústria (1,9%) e agropecuária (-2,5%).

Desempenho dos setores

Na comparação entre o segundo trimestre de 2022 com o mesmo período do ano anterior, podemos destacar o bom desempenho do setor de serviços (5,9%), que cresceu pelo sétimo trimestre consecutivo. Sozinho, ele corresponde a 58,4% da economia capixaba.

Entre as atividades desenvolvidas pelo setor, a indústria registrou queda de 3,5%, explicada, principalmente, pelo cenário global. O recuo da indústria deve-se ao desempenho da indústria extrativa (-11,9%) e de transformação (-1,5%), que tiveram resultados negativos, enquanto energia e saneamento (8,7%) e construção (5,2%) cresceram no mesmo período.

No recorte da indústria da transformação, houve alta na fabricação de papel e celulose (18,5%) e na produção de alimentos (5,2%). Por outro lado, minerais não metálicos (-7,2%) e metalurgia (-5,6%) tiveram desempenho negativo.

Confira aqui a pesquisa completa.

Noticias Relacionadas

27 de outubro de 2022

“O livro que nos une” – o encontro reúne editores, livreiros, distribuidores e gráficos conta com apoio do Sindigraf-sp e Abigraf-SP

O encontro realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL),  começou ontem (26), e reúne os mais importantes editores, livreiros, distribuidores e gráficos do país. A Abigraf-SP e o Sindigraf-SP são patrocinadores do evento.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Analista do mercado reduzem estimativa de inflação em 2022

Os economistas do mercado financeiro reduziram de 5,71% para 5,62% a estimativa de inflação para este ano. Esta foi a 16ª queda seguida da estimativa para a inflação de 2022.

Leia mais
27 de outubro de 2022

Simples Nacional notifica empresas

Desde o dia 13 de setembro, o Comitê-Gestor do Simples Nacional encaminhou para as microempresas e empresas de pequeno porte notificações com relatório de pendências dos contribuintes junto à Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (débitos inscritos em dívida ativa) e com o Termo de Exclusão do Simples Nacional em caso de não regularização.

Leia mais