03 de março de 2023

Já conhece o Comitê Brasileiro de Normalização Setorial de Tecnologia Gráfica (CB27) ?

Com o objetivo de  promover a inovação, suporte técnico e a capacitação setorial, a Abigraf Nacional assume a coordenação e secretaria do Comitê Brasileiro de Normalização Setorial de Tecnologia Gráfica (CB-27), atuando na elaboração e revisão das normas técnicas do nosso setor.

O CB27 é credenciado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e patrocinado pelo Sindigraf-SP, com a função de elaborar Normas Técnicas para o setor gráfico brasileiro, além de participar de atividades de normalização de organizações internacionais, como o TC130 da ISO e o MERCOSUL.

As Normas facilitam a produção, criando procedimentos de trabalho, otimizando tempo e dinheiro, minimizando desperdício de recursos naturais, e possibilitando a importação e exportação, além de garantirem a qualidade e segurança dos produtos e serviços que chegam até o consumidor. A indústria gráfica também se beneficia com a aplicação de Normas, como a ABNT NBR ISO 9001 Gestão da Qualidade ou a série ISO 14000 Gestão Ambiental.

Para desenvolver essas Normas específicas a ABNT conta com o trabalho do CB-27, que já desenvolveu mais de 70 Normas técnicas voltadas para o setor gráfico brasileiro, além de participar do desenvolvimento de Normas internacionais.

Fique ligado, em breve compartilharemos a agenda de cada comissão e o andamento de seus respectivos trabalhos.

Noticias Relacionadas

17 de agosto de 2023

Cartão Material Escolar precisa ser ampliado para todo o Brasil

O Cartão Material Escolar foi o principal destaque apresentado pela ABIGRAF na Feira Escolar 2023.

Leia mais
17 de agosto de 2023

Prêmio Excelência em Papelaria reconhece os destaques de 2023

O Presidente da ABIGRAF Nacional, Julião Flaves Gaúna participou do Prêmio Excelência em Papelaria 2023, considerado o Oscar do segmento, e que reconhece e valoriza as papelarias de maior relevância do último ano.

Leia mais
14 de agosto de 2023

Trabalho de atração de associados vem dando resultado no Paraná

Gráfica premiada no Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho prova que trabalho de atração de associados vem dando certo no Sigep/Abigraf-PR.

Leia mais