26 de agosto de 2022

Levantamento realizado pela FGV revela que a confiança do consumidor melhora e atinge nível do período pré pandemia

De acordo com a sondagem do consumidor, realizada pela FGV, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou mais uma vez, com alta de 5,2% entre os meses de julho e agosto, para 83,6 pontos na série dessazonalizada. A elevação se deveu, sobretudo, a uma percepção mais otimista sobre o futuro, já que o Índice de Expectativas (IE) subiu 6,9% no período. No mesmo sentido, o Índice de Situação Atual (ISA) voltou a subir e apontou alta de 2,0% na variação mensal dos dados dessazonalizados.

A confiança do consumidor tem apresentado bom desempenho no início do segundo semestre e já soma o quarto avanço mensal consecutivo, atingindo o maior nível desde fevereiro de 2020 (87,8 pontos) na série dessazonalizada. Vale lembrar que com o resultado de agosto o indicador atinge o mesmo nível pré-pandemia, podendo superá-lo ao longo do semestre a depender do desempenho macro da economia interna e da situação econômica internacional.

Na comparação interanual o ISA apontou elevação de 2,6%, puxando para cima o índice agregado, que está 1,7% acima do nível registrado em agosto de 2021. O IE, por sua vez, subiu 1,1% nesta base de comparação, contribuindo para acelerar a alta do ICC.

Por fim, de acordo com a FGV, o resultado do mês está associado a uma percepção mais otimista sobre o futuro no curto prazo, principalmente entre os consumidores de renda mais elevada. Movimento que se confirma com a melhora do mercado de trabalho e redução da inflação nas últimas aferições, além dos estímulos ao consumo anunciados pelo governo para o resto do ano. Com isso, a confiança do consumidor pode continuar com resultado positivo nos próximos meses, mas deve ter seu desempenho afetado pelas instabilidades do período eleitoral. O Informe Econômico é um relatório que contém informações resumidas sobre variáveis econômicas e suas tendências e são publicadas logo após a divulgação oficial dos indicadores. Este material é realizado pela Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC.

Noticias Relacionadas

16 de janeiro de 2023

Posse da nova diretoria Abigraf-SP

A Abigraf-SP realizou em 8 de dezembro de 2022 a cerimônia de posse das Diretorias Executiva e Seccionais e do Conselho Fiscal, eleitas para o triênio 2022-2025.

Leia mais
16 de janeiro de 2023

Reunião de encerramento do COPAGREM

A Abigraf Nacional, Abigraf-SP e o Sindigraf-SP estiveram presentes na última Reunião Plenária do COPAGREM de 2022, presidida pelo Dr. Levi Ceregato, a reunião aconteceu, no dia 8 de dezembro, na sede da FIESP.

Leia mais
16 de janeiro de 2023

Jornada de Transformação Digital

A Jornada de Transformação Digital é um programa criado pela FIESP, pelo CIESP, SENAI-SP e Sebrae-SP com capacidade para contemplar 40 mil micro, pequenas e médias indústrias.

Leia mais